Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Astronomia
Sexta-feira, 6 nov 2009 - 10h53

Nasa divulga imagem do nascimento de estrelas em galáxia espiral

A agência espacial americana (Nasa) divulgou nesta quinta-feira (5) mais uma surpreendente imagem captada pela nova câmera instalada no Telescópio Espacial Hubble. A imagem produzida no mês de agosto mostra o nascimento de uma estrela na galáxia espiral M83, que fica a 15 milhões de anos-luz da Terra.


Clique para ampliar

Localizada na constelação de Hydra, a galáxia tem uma característica especial. Ela apresenta um processo de formação de novas estrelas mais rápido e maior do que a Via-Láctea, especialmente em seu núcleo.

Outra imagem mostrando a mesma galáxia foi captada pelo telescópio MPG 2,2-meter do Observatório Europeu Meridional (ESO), no Chile.

A missão espacial STS-125 em maio deste ano teve o desafio de consertar o Telescópio Hubble que dava sinais de paralisação. A reforma do Hubble em órbita da Terra custou à Nasa cerca de US$ 1 bilhão. O trabalho arriscado dos astronautas incluiu a instalação de duas novas câmeras e a substituição de peças defeituosas.

A importância do Telescópio Hubble para os estudos científicos é única. As informações geradas pelo Hubble contribuem diariamente para o estudo da energia e matéria escura, formação das estrelas e descoberta de galáxias extremamente remotas.


Foto: Galáxia Espiral M83, em imagem capturada pelo telescópio espacial Hubble (a direita) e telescópio terrestre de 2.2 metros do Observatório Europeu Austral (à esquerda). Créditos: Nasa/ESA/ESO/Universidade da Virgínia.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles