Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Espaço - Tecnologias
Segunda-feira, 11 abr 2005 - 15h04

Telescópio espacial Hubble pode ser visto amanhã sobre São Paulo

Amanhã os moradores de São Paulo poderão ver de perto a passagem do telescópio espacial Hubble.

Durante 13 minutos o grande telescópio espacial cruzará a cidade no sentido oeste-leste e alcançará seu ponto de maior proximidade às 05h44, quando sua distância será de apenas 572 quilômetros de distância.

Normalmente o Hubble pode ser visto quase sempre antes do sol nascer e logo depois do pôr-do-sol, mas o que diferencia esta passagem das demais é a sua curta distância da cidade.

O telescópio deve surgir no horizonte às 05h39, do lado oeste, exatamente sobre o azimute 253 graus. A partir de então vai se aproximando gradativamente do observador paulista ao mesmo tempo que vai subindo mais sobre o horizonte. Às 05h44 atingirá a máxima altura no céu, com 87 graus de elevação, para logo em seguida rumar em sentido leste, baixando gradativamente sua altura com relação ao horizonte. Às 05h52 o satélite se põe abaixo da linha do horizonte, sob o azimute 71 graus.

Para o observador, a imagem do telescópio cruzando a capital a 570 quilômetros de altitude, vai parecer como uma estrela cadente movendo-se com precisão.

Para que um satélite seja visível é necessário que os raios solares não interfiram na observação, mas que iluminem fortemente o satélite, que naquele momento cruza o fundo escuro do céu. Normalmente é possível ver satélites sempre que o sol esteja até um máximo de 25 graus abaixo do horizonte.

Para ver a animação da passagem, clique sobre a foto no alto da página. Mas atenção: a animação pode demorar um pouco para carregar.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A gente só diz sim ou não no casamento e, ainda assim, às vezes erra." - Itamar Franco