Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Exploração Espacial
Quinta-feira, 8 jul 2010 - 07h55

Cassini registra a imagem mais próxima da lua Dafne de Saturno

O planeta Saturno talvez esteja entre os que mais despertam a curiosidade dos cientistas, astrônomos e do público em geral. Seus grandes anéis e diversas luas foram bastante observados por amadores até antes da exploração espacial. Esta semana, a agência espacial americana (Nasa) divulgou mais uma imagem inédita. A sonda Cassini capturou a imagem mais próxima da lua Dafne, de Saturno, obtida no último dia 5 de julho.

Lua Dafne vista pela sonda Cassini
Clique para ampliar

A lua pode ser observada no exato momento em que orbitava uma região conhecida como Falha de Keeler (Keeler Gap, em inglês) , um vão de 35 quilômetros de largura existente no Anel A de Saturno.

Dafne tem sete quilômetros e meio de diâmetro e foi descoberta pela Cassini em maio 2005, sendo batizada oficialmente em 2006.

Os cientistas acreditam que sua força gravitacional seja a causa das ondas que se propagam nos anéis ao longo das bordas da falha. A sonda Cassini conseguiu capturar a imagem da lua Dafne a 75.000 quilômetros de distância.


As Luas de Saturno
Através de cenas captadas entre os dias 27 de agosto e 8 de novembro de 2009 pela nave interplanetária Cassini, a agência espacial americana montou um vídeo que é um verdadeiro balé espacial.

No primeiro ato, apresenta o desfile das luas Janus, Mimas, Réia e Pandora orbitando ao redor do planeta em velocidades entre 8 km/s e 16 km/s. O segundo ato é a continuação do desfile, onde os atores principais são Thetys, Pandora e Prometheus.

O terceiro ato apresenta as luas Réia e Mimas tendo à frente parte do sistema de anéis saturnianos. Na sequência é apresentado um interessante efeito luminoso na lua Janus, provocado pela interferência da luz solar ao passar pela Divisão de Cassini dos anéis de Saturno.

Para finalizar o vídeo mostra uma verdadeira corrida planetária, onde os competidores são o pequeno Janus e a grande Réia, que parecem disputar o final de um grande prêmio.


Imagens: No topo, a lua Dafne, de Saturno, capturada pela Sonda Cassini no dia 5 de julho de 2010. A lua aparece orbitando uma região conhecida como Falha de Keeler (Keeler Gap, em inglês) , um vão de 35 quilômetros de largura existente entre dois anéis de Saturno. Acima, o vídeo mostra as luas de Saturno captadas entre os dias 27 de agosto e 8 de novembro de 2009 pela nave interplanetária Cassini. Crédito: Nasa.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A avareza e a cobiça do poder não são paixões - são medo." - Carl Ehrensvard