Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Incêndios Florestais
Africa, 30 Mai 2004

Erupção ameaça recursos naturais dos gorilas da montanha

Na fronteira entre Ruanda, República Democrática do Congo e Uganda existe nada menos que oito vulcões am atividade, incluindo o Monte Nyamulagira e o monte Nyiragongo, que no dia 25 de maio entraram em erupção quase simultânea. Ambos localizam-se ao norte do Lago Kivu, no Parque Nacional de Virunga. A densa floresta tropical na região do parque é o habitat natural dos gorilas das montanhas, ameaçados de extinção.

O African Wildlife Foundation não acredita que as erupções vulcânicas ameacem o habitat dos gorilas, mas deixam claro que as cinzas expelidas podem contaminar os mananciais de água potável e também as plantações de alimentos.

O Monte Nyamulagira é o mais ativo vulcão da África. Seu vizinho mais próximo, Monte Nyiragongo, localiza-se a cerca de 14 quilômetros a noroeste e seu fluxo de lava é o mais rápido entre os vulcões do mundo. Em 2002, 500 mil pessoas tiveram que deixar suas casas na cidade de Goma, quando o vulcão entrou em erupção. Nenhuma das erupções desta semana causaram prejuízo mas as chuvas de cinzas foram observadas a uma distância de até 60 quilômetros.

Nestas imagem, feita pelo satélite TERRA no dia 25 de maio, mostram a região em cores reais. Os pontos vermelhos ao redor do Monte Nyiragongo indicam uma anomalia térmica e pode ser devido ao fluxo de lava incandescente ou incêndios próximos ao vulcão. A imagem menor, falsamente colorizada, é usada para diferenciar as nuvens atmosféricas e as nuvens de cinzas. Aqui as cinzas vulcânicas são vistas em laranja escuro, enquanto as nuvens são vistas em tom pêssego-claro enquanto a vegetação é destacada em tom verde profundo.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Ninguém promete tanto quanto quem não pretende cumprir" - Francisco de Quevedo