Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Clima e Meteorologia
África, 05 Abr 2005

Forte tempestade de areia e poeira sobre a África

Nesta imagem, feita na última segunda-feira (04 de abril), pelo satélite de sensoriamento remoto TERRA, vemos uma grande nuvem de poeira e areia elevando-se do sudoeste do Sudão e cobrindo partes da República Centro-Africana e República Democrática do Congo. Essa imagem mostra somente parte de uma violenta tempestade que se propagou por grande parte da região central da África.

Essa tempestade parece ter se originado em diversos pontos da região superior direita da foto e seguido em direção sudoeste. A densa cobertura de poeira e areia suspensas pode ser observada sobre a região fronteiriça entre os três países. Além da tempestade, os sensores de resolução moderada a bordo do satélite também detectaram diversos focos de calor, assinalados pelos pontos vermelhos.

Muitas vezes, tempestades de grande escala originadas na África, chegam ao norte da Europa, atravessam o Atlântico e atingem a América do Sul e América do Norte. A poeira carregada é tanto benéfica como prejudicial ao ecossistema. Por um lado fornece ferro e outros nutrientes necessários ao crescimento de plantas marinhas, e por outro lado também carregam fungos e bactérias que podem causar sérios danos aos recifes de corais.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Usamos as ideias apenas para justificar nossa maldade, e as palavras para esconder nossas idéias." - Voltaire