Procure no Apolo11
25 abr 2004 - 19h08

Satélite NOAA detecta tempestade de areia no sudeste americano

Nesta imagem, feita no último dia 22 às 19h15 UTC pelo satélite de órbita polar NOAA-16, uma tempestade de areia e poeira pode ser vista atravessando partes dos estados do Arizona, Novo México e também do México.

O satélites da série NOAA orbitam a Terra a uma altitude de 800 km e carregam em seu interior diversos sensores que detectam a luz refletida pela superfície da Terra. Esse sensores detectam essa luz refletida em diversas faixas do espectro eletromagnético. Utilizando-se o método da subtração de canais, também conhecida como subtração espectral, diversos elementos naturais podem ser detectados, pois cada elemento reflete ou absorve de forma diferente os diversos comprimentos de onda da luz.

Subtraindo-se o canal 5, sensível ao comprimento de onda de 12 microns, do canal 4, sensível na faixa de 11 microns, é possível destacar a presença de partículas de silicato, presente em grande quantidade na formação da areia, vista aqui sendo soprada por ventos no sudeste americano.

Continua após a publicidade


LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Cada vez que eu indico alguém para um cargo, crio 10 inimigos e um ingrato" - Molière -