Procure no Apolo11
Sexta-feira, 30 out 2009 - 09h45

Satélite capta explosão de vida marinha na costa da Nova Zelândia

Quando vista de grande altitude, a água do mar quase sempre tem a mesma aparência escura, interrompida apenas pela presença das nuvens brancas que teimam em pairar sobre as ondas. No entanto, algumas vezes essa monótona paisagem dá lugar a uma nova cena, repleta de cores e formas e que refletem a explosão da vida nos oceanos.


Clique para ampliar

A imagem mostrada foi captada no dia 25 de outubro ao largo da costa leste da Nova Zelândia e retrata gigantescas espirais turquesas formadas pela intensa eclosão de fitoplânctons próximo ao encontro das águas frias dos rios com a água mais quente do oceano. Ali, encontraram as condições ideais para desabrocharem.


Plantas Marinhas
Fitoplânctons são minúsculas plantas marinhas que florescem sob águas frias e ricas em nutrientes. A notável cor verde-azulado é causada pela reflexão da clorofila produzida pelos fitoplânctons, que assim como as plantas terrestres, também usam o processo de fotossíntese para criar carboidratos a partir de dióxido de carbono e água. Apanhados em redemoinhos e correntes marítimas, as flores criam intrincados padrões de azuis e verdes que se espalham por milhares de quilômetros quadrados da superfície do mar.

Continua após a publicidade



Papel Fundamental
Estas minúsculas plantas desempenham papel fundamental na complexa formação da cadeia alimentar dos oceanos e dependem de muitos fatores variáveis para sustentar sua própria existência. Assim como as plantas terrestres, também precisam da luz do sol e de nutrientes como ferro, nitrato e fosfato.

Como diferentes concentrações de clorofila refletem de forma desigual determinados comprimentos de onda, através de imagens de satélites os cientistas podem determinar com bastante exatidão a abundância de fitoplânctons próximos à superfície.


Regulagem do Clima
Além de sua importância como base da cadeia alimentar oceânica, os fitoplânctons desempenham um papel fundamental na regulação do clima do planeta. Da mesma forma que as plantas na terra, eles também absorvem o dióxido de carbono da atmosfera. Quando morrem, afundam até o leito oceânico e todo o carbono que absorveram durante a vida é ali armazenado por milhares de anos.


Foto: Gigantescas espirais turquesas formadas pela intensa eclosão de fitoplânctons próximos à costa leste da Nova Zelândia. Crédito: Nasa/Modis rapid Response Team.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating -