Procure no Apolo11
01 fev 2007 - 17h41

Satélite capta tempestade de areia e poeira sobre a África

Em cruzamento sobre o centro-norte da África, o satélite de sensoriamento remoto Terra registrou mais uma das constantes tempestade de areia que sopram da região do Lago Chade, mas especificamente na Depressão Bodele. A imagem foi captada no dia 31 de janeiro de 2007 às 09h50 pelo horário de Brasília.

Apesar de distante, as tempestades nesta região africana têm tudo a ver com a sobrevivência da Floresta Amazônica, milhares e quilômetros de distância.

De acordo com um estudo internacional, liderado pelo cientista Ilan Koren, do Instituto de Ciências Ambientais e Pesquisas Energéticas, dos EUA, pelo menos 56% da poeira que chega até a Amazônia têm origem no vale da Depressão Bodele. Segundo a equipe de Koren, aproximadamente 50 milhões de toneladas de poeira trazidas do deserto chegam à floresta todos os anos, poeira essa que carrega praticamente todos os minerais que mantém viva a floresta tropical.

Continua após a publicidade


Leia também:
Poeira do Saara fertiliza a floresta amazônica

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating -