Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Clima e Meteorologia
norte da África, 10 Fev 2005

Tempestade rara cobre de neve o norte da África

Nesta imagem extremamente rara, vemos diversas partes do Marrocos e da Algéria cobertas de neve, causada por uma violenta tempestade de inverno que atingiu o norte da África nos dias 26 e 27.

A rara tempestade, a mais severa do últimos 50 anos, levou caos às estradas da região, normalmente muito áridas.

Assim que as nuvens começaram a se mover, no dia 28, os sensores de resolução moderada do satélite TERRA puderam capturar as imagens da nevasca.

Na imagem superior vemos a região em cores reais, da mesma forma que o olho humano pode ver. Na cena, nuvens claras se misturam com o chão coberto de neve, tornando difícil estimar a quantidade de neve. Na imagem inferior a mesma cena é vista, no espectro visível e infravermelho próximo.

As bandas de infravermelho permitem separar as nuvens do gelo, fazendo as nuvens aparecerem em tom pêssego e laranja enquanto o gelo e a neve aparecem em vermelho escuro. Neste tipo de combinação, as áreas de vegetação aparecem em verde, enquanto o deserto exposto é visto em turquesa.

Na foto, a neve pode ser vista se estendendo desde a costa do Mediterrâneo, ao norte, até o deserto do Saara, ao sul.

À esquerda da foto, no canto superior, destaca-se o Estreito de Gibraltar, separando a Espanha, na Europa, do Marrocos, no norte da África. À direita do estreito, o mar Mediterrâneo.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Os liberais podem entender tudo, exceto as pessoas que não os entendem." - Lenny Bruce