Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Incêndios Florestais
Segunda-feira, 15 ago 2005 - 08h39

Fumaça amarela e nociva espalha-se pela Malásia

A mudança no sentido dos ventos levou ainda mais fumaça dos incêndios florestais indonésios para a Malásia, aumentando a área afetada pela pesada névoa nociva e amarelada que sufoca diversas cidades malaias, enquanto a população local reza pela chegada antecipada da temporada de chuvas. Enquanto isso, o governo da Indonésia transformou-se em alvo de críticas por não fazer o bastante para controlar os incêndios, apesar de ter feito promessas.

Diversas nações asiáticas, inclusive a Malásia, principal afetada, ofereceram-se para ajudar a combater os incêndios florestais na Indonésia, onde apenas um grupo de algumas centenas de moradores de aldeias remotas tentam apagar as chamas com pequenos baldes d´água na ilha de Sumatra. Entretanto, Jacarta ainda não respondeu se aceitará a oferta internacional.

A Associação de Nações do Sudeste Asiático, conhecida pelas iniciais Asean e da qual a Indonésia faz parte, pediu a Jacarta que aceite a oferta do grupo de dez países para enviar equipamentos adequados e bombeiros treinados para combater esse tipo de incêndio.

"A Indonésia afirmou que já mobilizou seus recursos internos", declarou Ong Keng Yong, secretário-geral da Asean, em conversa com a Associated Press. "O que nós dissemos é que eles precisarão de mais ajuda para apagar os incêndios."

Hoje, uma nova mudança na direção dos ventos amenizou um pouco a situação no Vale do Klang, a região mais afetada até o momento. A fumaça subiu e permitiu que o céu e o sol fossem vistos, algo impossível nos últimos dias, durante os quais escolas foram fechadas e era praticamente impossível sair às ruas sem máscaras de proteção.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates