Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Espaço - Tecnologias
Sábado, 2 mar 2013 - 11h28

Ao vivo: Tudo pronto para acoplamento da nave espacial Dragon

Algumas horas após lançamento, a nave robótica Dragon apresentou problemas de propulsão que a impediram de seguir viagem rumo à Estação Espacial Internacional. De acordo com os engenheiros, o problema foi corrigido e o acoplamento com a ISS será feito neste domingo.

Lancamento_nave_Dragon_
Clique para ampliar

A nave Dragon, pertencente à empresa privada SpaceX foi lançada na tarde de sexta-feira, às 12h10 BRT (Horário de Brasília), no topo de um foguete do tipo Falcon 9. O problema ocorreu alguns instantes após a separação entre a cápsula e o foguete, quando três dos quatro foguetes usados para levar a nave até a Estação Espacial Internacional, ISS, não foram acionados.

De acordo com engenheiros da SpaceX, a falha ocorreu em uma linha de pressurização que ajuda a manter a pressão nos tanques de combustível. Segundo os especialistas, essa linha foi bloqueada por uma falha no sistema elétrico que ocorreu antes dos painéis solares se abrirem.

Em entrevista coletiva, o presidente da empresa SpaceX, Elon Musk, afirmou que três horas após a detecção do problema a falha já havia sido sanada, com os painéis solares já abertos e captando a energia necessária para acionamento dos propulsores. A correção foi confirmada pela NASA, que fornece o suporte técnico e financeiro para a missão.

Segundo funcionários da NASA, três propulsores precisam estar em condições de funcionamento antes da Dragon atracar com a ISS. Dois deles serão usados para manter a cápsula orbitando a ISS, mas são necessários três propulsores para que o acoplamento seja feito.

Com o restabelecimento dos três propulsores, a NASA acredita que o acoplamento possa ser realizado no domingo, 3 de março, mas ainda não informou o horário.

Este é o segundo dos doze voos da cápsula Dragon com destino à ISS. A nave está carregada com 600 quilos de experimentos científicos e suprimentos para os astronautas.

Toda a missão de acoplamento da nave Dragon está sendo transmitida ao vivo pela NASA-TV e pode ser acompanhada nesta página ou então através do nosso canal Apolochannel, onde um site está disponível para os participantes conversarem sobre a missão. Para acessar e participar é só Clicar aqui


Foto: No topo, Foguete Falcon 9 com a cápsula Dragon parte em direção à ISS, em 1 de março de 2013. Acima, imagens ao vivo da NASA-TV. Créditos: NASA, Apolo11.com.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O acaso não existe; o que chamamos de acaso é o efeito de uma causa que não conhecemos" - Voltaire