Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Espaço - Onibus Espacial
Segunda-feira, 31 ago 2009 - 07h10

Após problema com jatos, Discovery se acopla à ISS

O ônibus espacial Discovery realizou com sucesso a manobra de acoplamento à Estação Espacial Internacional (ISS) às 21h54, no horário de Brasília, neste domingo.


Clique para ampliar

A operação foi delicada, pois a nave utilizou apenas seus jatos principais para manobrar. É a primeira vez que astronautas fazem este tipo de manobra para se juntar à plataforma orbital. A agência espacial americana decidiu por precaução não usar os jatos de menor potência, depois que um deles apresentou vazamento após a decolagem da Discovery.

A nave decolou no sábado (29) às 00h59, no horário de Brasília, direto de Cabo Kennedy Canaveral, na Flórida (EUA) para uma missão espacial de 13 dias.

Sobre o problema com um dos jatos durante a decolagem, analises preliminares de imagens não revelaram nenhum dano à blindagem do ônibus espacial, declarou a Nasa.

A Discovery partiu com sete tripulantes a bordo, além de suprimentos para a ISS e equipamentos científicos. Os astronautas farão três caminhadas espaciais para executar atividades de manutenção da estação.


Foto: Missão STS-128 do Ônibus espacial Discovery partindo da base de lançamento de Cabo Kennedy. Crédito: Nasa.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O segredo em negócios é saber alguma coisa que mais ninguém sabe." - Aristóteles Onassis