Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Espaço - Estação Espacial
Sexta-feira, 12 fev 2010 - 13h16

Astronautas completam com sucesso primeira caminhada espacial

Os astronautas Robert Behnken e Nicholas Patrick realizaram com sucesso a primeira caminhada espacial da missão STS-130 do ônibus espacial Endeavour. O objetivo foi a instalação do módulo Tranquility junto ao módulo Unity, anexado à plataforma orbital internacional.

Durante a atividade os astronautas retiraram a proteção do mecanismo de proteção do Tranquility e soltaram os cabos que mantinham fixo o módulo ao compartimento de carga da nave. Em seguida, instalaram a conexão de calefação no Tranquility.

De dentro da estação espacial, os especialistas Terry Virts e Kay Hire operaram o braço robótico, que retirou módulo Tranquility de dentro do compartimento de carga da Endeavour e o conduziu até o Unity. Em seguida, Behnken e Patrick conectaram os cabos de alimentação e dados entre os módulos e acrescentaram componentes ao robô de fabricação canadense Dextre, usado para transferir experimentos para fora da ISS.

Nos próximos dias da missão, Behnken e Patrick voltarão ao espaço e ajustarão a posição da cúpula panorâmica de seis janelas, anexada ao Tranquility, que servirá de observatório de visão avançada da Terra e do espaço.

Ao finalizarem a missão, a Estação Espacial Internacional ficará 90% completa e o restante será concluído nas últimas quatro próximas missões dos ônibus espaciais



Vídeo: Time lapse dos melhores momentos da primeira caminhada espacial da missão STS-130. Crédito: Nasa/Youtube.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles