Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Espaço - Estação Espacial
Terça-feira, 24 nov 2009 - 09h11

Astronautas completam última caminhada. Pouso acontece dia 27.

Os astronautas do ônibus espacial Atlantis, Randy Bresnik e Robert Satcher, completaram nesta segunda-feira (23), a terceira e última caminhada espacial prevista na missão STS-129. Os trabalhos duraram cinco horas e 42 minutos. Segundo a agência espacial americana, os Estados Unidos já realizaram 230 caminhadas deste tipo.

Bresnik e Satcher saíram para o espaço depois de passar a noite na câmara de descompressão da nave. De acordo com a Nasa, este procedimento é importante, pois ajuda a tirar o nitrogênio da corrente sanguínea e assim evitar possíveis problemas de saúde no vácuo espacial durante a caminhada.

As tarefas complementares da construção da Estação Espacial Internacional (ISS) foram concluídas com sucesso.

O retorno da nave a Terra está previsto para o dia 27 de novembro, próxima sexta-feira, com o pouso às 12h44, no horário de Brasília, na pista da base de Cabo Kennedy, na Flórida(EUA).


Felicidade no espaço
No domingo (22), a tripulação da Atlantis recebeu com alegria a notícia que um dos seus integrantes, o astronauta Randolph Bresnik é papai. O nascimento de sua filha Rebecca, aconteceu há dois dias quando Bresnik realizava a segunda caminhada espacial a mais de 350 quilômetros da Terra. Através do Controle da missão em Houston, Bresnik pôde falar ao vivo com sua esposa.


Vídeo: Imagens geradas pela Nasa-TV mostram os melhores momentos da terceira caminhada espacial. Créditos: Youtube/Nasa-TV.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A gente só diz sim ou não no casamento e, ainda assim, às vezes erra." - Itamar Franco