Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Espaço - Estação Espacial
Terça-feira, 18 mai 2010 - 09h11

Atlantis: blecaute interrompe caminhada espacial. Veja ao vivo!

A primeira caminhada espacial da missão STS-132 do ônibus espacial Atlantis aconteceu nesta segunda-feira (17) com um imprevisto. Um blecaute parcial na Estação Espacial Internacional desativou por meia hora o braço robótico que acompanhava os astronautas Garrett Reisman e Steve Bowen nos trabalhos externos à plataforma orbital.

Atlantis na missão STS-132
Clique para ampliar

O computador principal de comando travou e mesmo utilizando o computador reserva, parte do equipamento ficou temporariamente sem força. A agência espacial americana ressaltou que os astronautas fora da ISS não correram perigo em nenhum momento da operação.

Após o restabelecimento da energia, a primeira caminhada terminou com duração de sete horas e 25 minutos.

Durante a atividade extraveicular, a dupla de astronautas teve a tarefa de instalar uma segunda antena para a comunicação entre a Estação Espacial e o centro de controle da missão, além de repor componentes no braço robótico da Estação Espacial, Dextre . Para a próxima quarta-feira está programada a segunda caminhada espacial, onde os astronautas vão conectar o módulo-laboratório russo MRM-1 ao corpo principal da ISS.

Entre outras tarefas programadas a tripulação deverá transferir seis novaas baterias para para os painéis solares da ISS. A terceira caminhada deve ocorrer na sexta-feira.

O ônibus espacial Atlantis partiu com sucesso do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, na última sexta-feira (14) para sua última missão. O acoplamento ao complexto espacial aconteceu no domingo, 16 de maio.

Após a atual missão STS-132 da Atlantis, restarão apenas mais dois lançamentos da Nasa antes da aposentadoria definitiva de sua frota atual de ônibus espaciais. A nave Discovery fará o último voo em setembro e a Endeavour em novembro. Depois disso, os Estados Unidos dependerão dos russos para levar seus astronautas à ISS, até que a nova nave norte-americana Orion fique pronta.


Principais eventos restantes - Hora de Brasília
Veja abaixo os principais eventos programados para missão STS-132. Todas as tarefas são transmitidas ao vivo pelo Apolochannel, que retransmite a Nasa-TV. Durante as transmissões estará disponível um chat onde os usuários poderão acompanhar a missão em grupo. Assista o Apolochannel

EVA 2 - (Quarta-feira, 19 de maio, 08h45)
Astronautas Bowen e Good

EVA 3 - (Sexta-feira, 21 de maio, 08h15)
Astronautas Reisman e Good

23 de maio (12h20) - Desacoplamento ISS/Atlantis

26 de maio (08h44) - Processo de-orbital

26 de maio (09h46) - Pouso no Centro Espacial Kennedy



Foto: Cena registrada pela tripulação 23 da Estação Espacial Internacional durante a inspeção do revestimento térmico do ônibus espacial Atlantis, momentos antes do acoplamento. Acima, dois vídeos mostram as operações realizadas nos três primeiros dias da missão. O primeiro vídeo mostra o momento do acoplamento entre as duas naves enquanto o segundo apresenta parte da primeira atividade extraveicular, EVA-1. Créditos: Nasa/Youtube.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles