Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Espaço - Estação Espacial
Quinta-feira, 19 nov 2009 - 07h48

Atlantis já está acoplada à ISS. Primeira caminhada acontece hoje

O ônibus espacial Atlantis realizou com sucesso a manobra de acoplamento à Estação Espacial Internacional (ISS) nesta quarta-feira (18). O comandante Charlie Hobaugh e o piloto Barry Wilmore, aproximaram o ônibus espacial da plataforma orbital logo depois do meio dia. Às 14h51, no horário de Brasília, a operação de acoplamento foi concluída e às 16h28 as escotilhas já estavam abertas.

A tripulação fez todas as checagens necessárias para confirmar se a nave não sofreu nenhum dano durante seu lançamento e ultrapassagem da atmosfera. A avaliação foi feita através de fotografias quando a Atlantis estava cerca de 600 metros da estação. As fotos serão transmitidas ao Controle da Missão em Terra para a avaliação de especialistas.

Além do cronograma a cumprir, a nova missão tem uma peculiaridade. Os seis astronautas partiram rumo ao espaço junto com quatro mil minhocas microscópicas. A Nasa quer utilizar as minhocas para observar os efeitos da microgravidade nos músculos humanos.

Em fevereiro de 2003, a explosão do ônibus Columbia durante a sua reentrada na atmosfera, provocou a morte de sete astronautas. Algumas semanas depois, cientistas descobriram que minhocas microscópicas, enviadas ao espaço, tinham sobrevivido dentro de um container de proteção.

Seguindo o cronograma, a missão STS-129 tem como objetivo instalar duas plataformas externas na Estação Espacial Internacional, denominadas EXPRESS - ELC 1 e ELC 2. A Atlantis leva ainda dois giroscópios e outros equipamentos científicos somando uma carga total de 12 toneladas. Estão previstas três caminhas espaciais durante os 11 dias da missão. A primeira caminhada acontece nesta quinta-feira (18).

A Atlantis deve voltar à Terra no dia 27 de novembro. A astronauta Nicole Stott, que está na ISS, também retorna à bordo da nave após 91 dias na Estação Espacial.


Ao vivo!
Toda a missão está sendo transmitida ao vivo e pode ser acompanhada pelo ApoloChannel, que também mantêm à disposição dos internautas um chat ao vivo para que possam conversar durante o evento.Assista

Programação

EVA-1 19/nov/2009 12h18
O primeiro passeio espacial será realizado pelos astronautas Mike Foreman e Robert “Bobby” Satcher no quarto dia da missão, quando serão instalados uma antena reserva na treliça externa da Estação e uma abraçadeira especial para as linhas de amônia do sistema de refrigeração da ISS. Além disso, a dupla de astronautas lubrificará alguns mecanismos na unidade externa de armazenamento de cargas e algumas engrenagens do braço robótico japonês.


EVA-2 21/nov/2009 11h18
No sexto dia da missão tem início a segunda EVA, com os astronautas Mike Foreman e Randy Bresnik desenvolvendo as atividades de instalação do sistema de antenas GATOR no módulo Columbia. O GATOR é parte de um projeto de radioamadores que tem como objetivo demonstrar a capacidade de funcionamento de um receptor de localização de navios no oceano. Durante o passeio espacial os astronautas também farão a montagem de mais uma antena, responsável em captar a imagem gerada na câmera do capacete dos astronautas.


Clique para ampliar


O dia também será marcado pela realocação da unidade de medições de potencial elétrico FPMU, que registra a tensão elétrica ao redor da ISS e pela implantação de um suporte para prender cargas no andaime externo.

EVA-3 23/nov/2009 10h18
No oitavo dia, o astronauta Randy Bresnik volta ao espaço na companhia do colega Robert “Bobby” Satcher. Os especialistas instalarão um novo tanque de oxigênio que será conectado ao sistema de bombeamento Quest e trabalharão no cabeamento do adaptador de acoplagens do nó Tranquility. Entre a série de atividades, Bresnik e Satcher instalarão as cargas MISSE-7A e 7B na plataforma Express ELC-2.

As plataformas EXPRESS ELC 1 e ELC 2 serão instaladas no terceiro e sexto dia da missão. A montagem será feita exclusivamente com o emprego do braço robótico canadense Canadarm, operado do interior da Estação Espacial.



Fotos: No topo, encontro entre as tripulações da missão STS-129 do ônibus espacial Atlantis e os membros da expedição 21 da estação Espacial Internacional. Acima, a plataforma ELC-1 durante fase de montagem nas dependências do Centro Espacial Goddard. Créditos: Nasa/Nasa-TV.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O acaso não existe; o que chamamos de acaso é o efeito de uma causa que não conhecemos" - Voltaire