Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Espaço - Estação Espacial
Terça-feira, 28 jul 2009 - 07h22

Cargueiro Progress M-67 chegará à ISS na quarta-feira

A nave russa Progress M-67 foi lançada com sucesso na última sexta-feira (24) da base de Baikonur, no Cazaquistão, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS).

O lançamento do foguete Soyuz-U ocorreu às 14h56, no horário local de Moscou. Nove minutos depois, o cargueiro Progress entrou em órbita a uma altura de 200 km e iniciou seu voo autônomo para a plataforma orbital.

A Progress viajará por cinco dias estendendo a viagem, que normalmente seria de dois dias. A medida foi necessária, pois o ônibus espacial Endeavour ainda está preso à plataforma orbital. Nenhum acoplamento deve ser feito enquanto houver outra nave na ISS.

O cargueiro leva à tripulação da ISS mantimentos como água, comida, oxigênio, combustível e equipamentos científicos, totalizando 2,5 toneladas.

Segundo a programação, seu acoplamento à Estação Espacial Internacional está previsto para a próxima quarta-feira, dia 29, às 15h16 em Moscou (08h16, em Brasília).

A Progress M-67 será a terceira nave de carga a se acoplar à ISS este ano e a última deste modelo.

Veja ao Vivo e participe do Chat entre internautas
O acoplamento da Progress poderá ser acompanhado ao vivo no Apolochannel, que retransmite a Nasa-TV. Além de assistir a atividade espacial você também pode participar de um chat entre os internautas que estarão assistindo junto com você! Veja ao vivo - ApoloChannel







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O acaso não existe; o que chamamos de acaso é o efeito de uma causa que não conhecemos" - Voltaire