Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Espaço - Tecnologias
Quinta-feira, 12 mar 2009 - 06h54

Discovery: Nasa suspende lançamento até domingo

A Nasa, agência espacial americana, adiou novamente o lançamento do ônibus espacial Discovery, marcado para essa quinta-feira.

O motivo do novo adiamento está relacionado a um novo vazamento na linha hidrogênio que leva o combustível altamente inflamável até os motores principais do transportador.

A Nasa já havia adiado o lançamento que deveria ocorrer inicialmente na quarta-feira e remarcado para quinta, mas os engenheiros se mostraram bastante preocupados com a nova detecção de vazamento.

De acordo com a Nasa, o novo lançamento está marcado para o domingo, 15 de março às 20h43 pelo Horário de Brasília, mas não está descartada a hipótese de um novo adiamento.

A missão
A missão, batizada oficialmente de STS-119 tem como objetivo principal transportar e instalar o suporte S6 e o conjunto final de painéis solares necessários à geração de energia utilizada na Estação Espacial Internacional, ISS.

O suporte S6 os painéis solares complementarão a matriz elétrica já existente na ISS e fornecerão um quarto da energia necessária para que o complexo orbital possa abrigar futuramente seis pessoas permanentemente.

Como em todas as missões anteriores, tanto o lançamento como as operações espaciais serão transmitidos na íntegra pelo Apolochannel, que retransmite a Nasa-TV. Assista

Um total de sete pessoas participará da missão STS-119: o comandante Lee Archambaut auxiliado pelo piloto Tony Antonelli e os especialistas Joseph Acaba, Steve Swanson, Richard Arnold e John Phillips. O astronauta japonês Koichi Wakata pega carona no vôo e assumirá o posto de engenheiro de vôo da ISS no lugar da astronauta Sandra Magnus, a bordo da Estação há mais de quatro meses. Sandra retornará à Terra junto à tripulação da Discovery enquanto Wakata permanecerá no espaço até junho de 2009.

A missão deverá durar 14 dias e durante esse tempo serão realizadas quatro atividades extraveiculares (EVAs). No entanto, devido aos adiamentos os diretores da Nasa poderão suspender duas atividades externas e encurtar a missão. As EVAs que forem canceladas serão reprogramadas em outras missões.

Assista à Nasa TV

Conheça a Seqüencia de Lançamento dos Ônibus Espaciais

Foto: Linha de abastecimento de hidrogênio vista por uma das câmeras da Nasa-TV. Crédito: Nasa/Nasa-TV







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O diabo é um otimista se pensa que pode fazer as pessoas piores do que são. " - Karl Kraus