Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Espaço - Estação Espacial
Segunda-feira, 28 fev 2011 - 10h57

Discovery: astronautas realizam primeiro passeio espacial

Os astronautas da missão STS-133 da nave espacial Discovery farão nesta segunda-feira a primeira atividade extraveicular. O passeio espacial está previsto para durar seis horas e trinta minutos e será realizado pela dupla de especialistas Steve Bowen e Alvin Drew.

Astronautas Alvin Drew e Steve Bowen

Antes de iniciar o turno de trabalho, os astronautas foram acordados com o clássico de Richard Rogers e Oscar Hammerstein "Oh What a Beautiful Morning", interpretada por Davy Knowles e Back Door Slam. A música foi escolhida pela astronauta Nicole Stott, a bordo da Estação Espacial Internacional e transmitida aos tripulantes pelo centro de controle da missão, em Houston, Texas.


Astronauta Nicole Stott EVA-1
O objetivo da caminhada será a instalação de um cabo de extensão elétrica entre os módulos Unity e Tranquility, que deverá atuar como uma segunda linha de alimentação no caso de falhas. Também será feita a mudança da bomba defeituosa do tanque de amônia do sistema de refrigeração, substituída em agosto de 2010 e mantida presa provisoriamente junto à escotilha do módulo Quest.

Também será instalado um mecanismo em um das câmeras externas, que permitirá movê-la em diversas direções durante trabalhos futuros de reparos.


EVA-2
Outra caminhada espacial está prevista para quarta-feira, quando o astronauta Alvin Drew removerá o isolamento térmico de uma das plataformas, ao mesmo tempo em que seu colega Bowen removerá uma abraçadeira do módulo Columbus. Em seguida instalará um novo suporte de câmera no braço robótico Dextre, além de substituir os dissipadores térmicos instalados nos módulos eletrônicos do braço.

Para finalizar, os astronautas "preencherão com espaço" uma garrafa especial, feita por estudantes japoneses. A garrafa será então retornada à Terra e ficará em exposição em um museu no Japão.

O passeio desta segunda-feira terá início às 13h16 pelo horário de Brasília e será retransmitido ao vivo pelo Apolochannel, que retransmite a Nasa TV.

Saiba mais sobre a última missão da Discovery


Fotos: No topo, os astronautas Alvin Drew (esquerda) e Steve Bowen se preparam para o primeiro passeio espacial da missão STS-133. Na sequência, a astronauta Nicole Stott, especialista da missão. Créditos: Nasa/Nasa-TV/Apolo11.com







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O acaso não existe; o que chamamos de acaso é o efeito de uma causa que não conhecemos" - Voltaire