Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Espaço - Estação Espacial
Quarta-feira, 2 dez 2009 - 12h57

Módulo Soyuz TMA-15 retorna com sucesso à Terra

A nave russa Soyuz TMA-15 com três tripulantes a bordo, aterrissou com sucesso no Casaquistão nesta terça-feira (1) às 5h17, no horário de Brasília, segundo informou o Centro do Controle de Voos (CCVE) da Rússia. O local da aterrissagem aconteceu a cerca de 80 quilômetros da cidade de Arkalyk.


Clique para ampliar

No módulo de retorno estavam a bordo o cosmonauta russo Roman Romanenko, o canadense Robert Thirsk e o belga Frank de Winne. A tripulação permaneceu 188 dias na Estação Espacial Internacional (ISS).

A cápsula se soltou da nave e ingressou na atmosfera terrestre a uma altura de 140 quilômetros da superfície do mar Mediterrâneo. O resgate do módulo e dos tripulantes aconteceu com o apoio de 12 helicópteros militares e três aviões que seguiram sua aterrissagem.

Os Estados Unidos deverão continuar utilizando as naves espaciais soyuz depois de 2010 para colocar astronautas em órbita. A expectiva é de que a Nasa aposente seus ônibus espaciais já no próximo ano.



Foto: Equipes de resgate chegam próximo à cápsula Soyuz TMA-15, após a aterrisagem no deserto do Casaquistão. A nave pousou a 80 km de distância da cidade de Arkalyk. Crédito: Roscosmos.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates