Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Espaço - Tecnologias
Quarta-feira, 04 fev 2009 - 11h43

Movimento brusco de foguetes pode ter causado danos à ISS

O uso de foguetes para alterar a atitude (posição de um satélite dentro da órbita) da Estação Espacial Internacional, ISS, no mês passado gerou movimentos bruscos que podem ter causado dados estruturais à nave.

A agência espacial americana, Nasa, investiga agora se isso realmente ocorreu, uma vez que uma vibração maior do que a habitual pode diminuir a vida útil da Estação.

Na ocasião, engenheiros russos realizaram a manobra em busca de uma melhor posição da ISS para receber uma nave espacial que transportará dois novos residentes em março.

De acordo com relatório da Nasa, o adequado teria sido mover a ISS de maneira gradual. "Sempre que você transmitir uma vibração para a Estação, ela tem implicações potenciais para os painéis solares e as ligações entre as peças da estação", disse a porta-voz da NASA, Kelly Humphries.

A Nasa deve decidir se uma segunda tentativa de movimentar a ISS será realizada utilizando outros foguetes que estão temporariamente parados na Estação.

O próximo lançamento rumo à Estação está programado para o dia 12 de fevereiro. O ônibus espacial Discovery irá transportar novos painéis solares.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles