Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Espaço - Estação Espacial
Quarta-feira, 15 abr 2009 - 09h16

Nasa apresenta o novo módulo da Estação Espacial Internacional

A agência espacial americana, Nasa, apresentou ontem o novo módulo americano que se juntará em breve à Estação Espacial Internacional, ISS. Oficialmente chamado de Junção 3 (Node 3), o módulo finalmente recebeu o nome de batismo e passará a ser chamado de "Tranquilidade", em homenagem ao 40º aniversário da missão Apollo 11, que levou o Homem à Lua em 1969.

A escolha do novo nome do módulo foi feita através de votação direta, da qual participaram mais de 1 milhão de pessoas, que sugeriram e escolheram os nomes da lista. Tranquilidade (Tranquility, em inglês) recebeu 70% dos votos, contra 13% do segundo colocado "Legacy".

"O público fez um fantástico trabalho e nos surpreendeu com a quantidade e volume de sugestões", disse Bill Gerstenmaier, um dos diretores para missões espaciais da Nasa. "A Apollo 11 pousou no Mar da Tranquilidade há 40 anos e representou a perseverança da exploração espacial, exatamente o mesmo espírito que simboliza a cooperação internacional atual".


COLBERT
Além de batizar o novo módulo, a Nasa também deu nome à nova esteira de exercícios que será usada a bordo da Estação Espacial Internacional, ISS. A esteira, agora chamada COLBERT (Combined Operational Load Bearing External Resistance Treadmill ou Esteira de Operação Combinada de Carga e Resistência Externa), será levada à ISS em agosto desse ano e será instalada no interior do módulo Tranquilidade após a junção chegar à Estação Espacial, em 2010.

A apresentação da esteira COLBERT foi feita pela astronauta Suni Williams, que correu a maratona de Boston no interior da Estação Espacial há dois anos. Na época, Suni utilizou uma esteira similar à que será levada ao espaço.

Antes de embarcar rumo à ISS o módulo será entregue no Centro Espacial Kennedy, na Flórida em maio de 2009, onde será preparado para o embarque junto à missão STS-130 do ônibus espacial Endeavour, que será lançado em fevereiro de 2010. Após chegar à ISS, Tranquilidade se juntará aos outros quatro módulos americanos já em operação na ISS: o laboratório Destiny, a escotilha Quest e os módulos Unity e Harmony.

Tranquilidade é um módulo pressurizado que dará apoio a muitas atividades científicas, além de ampliar a área de convívio no espaço. O novo módulo também inova no desenho, dispondo de uma cúpula de observação externa dotada de seis janelas laterais e uma no topo.


Artes: No topo, a cúpula do módulo tranquilidade, onde se vê as janelas laterais e superior. Acima, concepção artística mostra como o módulo será anexado à ISS, em fevereiro de 2010. Crédito: Nasa.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O segredo em negócios é saber alguma coisa que mais ninguém sabe." - Aristóteles Onassis