Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Espaço - Onibus Espacial
Sexta-feira, 17 jul 2009 - 09h44

Ônibus Espacial: Engenheiros analisam imagens do lançamento

Engenheiros da agência espacial americana continuam analisando as imagens registradas durante o lançamento do ônibus espacial Endeavour na última quarta-feira e que mostram pedaços da espuma do tanque de revestimento externo se chocando contra as placas de proteção térmica da nave.

As observações iniciais indicam que não ocorreram danos expressivos que possam comprometer a missão e o retorno dos astronautas à Terra, mas o laudo definitivo só será concluído após a análise das imagens feitas ontem com auxílio do braço robótico, que durante cinco horas varreu a estrutura da Endeavour em busca de algum dano.

O objetivo principal da missão STS-127 será a finalização da montagem do laboratório japonês Kibo, onde serão anexadas duas novas plataformas externas. Uma dessas plataformas será permanente e servirá como uma espécie de pórtico para experimentos que requerem exposição direta ao espaço, a outra é um experimento de contêiner de armazenamento, que será removido e retornará com o ônibus no final da missão. Durante a missão, o braço robótico do módulo Kibo transferirá três experimentos do contêiner para a plataforma.

Alem dos experimentos, a Endeavour entregará na Estação Espacial o astronauta americano Tim Kopra, que substituirá o nipônico Koichi Wakata, que retornará à Terra. O tempo total de missão STS-127 é de 16 dias e durante esse tempo serão executados cinco atividades extraveiculares ou EVAs. O retorno à Terra está previsto para o dia 31 de julho, às 11h45 pelo horário de Brasília.


Veja ao Vivo e participe do Chat entre internautas
Todas as atividades da missão, desde o lançamento na quarta-feira até o pouso da Endeavour no dia 31 de julho podem ser acompanhadas ao vivo no Apolochannel, que retransmite a Nasa-TV. Além de assistir a atividade espacial você também pode participar de um chat entre os internautas que estarão assistindo junto com você! Veja abaixo a programação da missão. Todas as datas estão no horário de Brasília. Veja ao vivo - ApoloChannel


17/jul - Sexta-feira - 14h45
Acoplamento entre a Endeavour e a ISS

17/jul - Sexta-feira - 16h43
Abertura da escotilha e encontro entre as tripulações

18/jul - Sábado - 12h58
Primeiro Passeio Espacial. Astronautas Wolf e Kopra preparam as os mecanismos para conectar o laboratório Kibo e a nova plataforma externa, que será instalada com o braço robótico da estação. Também soltarão os parafusos que mantêm preso o tanque de amônia em preparação aos trabalhos da próxima missão STS-128. Em seguida os astronautas retirarão um contâiner que não foi retirado na missão STS-119. Finalmente, os astronautas desembarcarão um sistema que ficará preso no andaime externo e que servirá para guardar peças durante os trabalhos externos.

20/jul - Segunda-feira - 12h28
Segundo Passeio Espacial. Os astronautas Wolf e Marshburn voltam ao espaço e retiram do compartimento de carga uma antena, uma bomba de vácuo e um mecanismo transportador que serão instalados na treliça externa da Estação Espacial. Os astronautas também instalarão uma câmera que transmitirá imagens dos experimentos feitos externamente.

22/jul - Quarta-feira/11h58
Terceiro Passeio Espacial. Astronautas Wolf e Cassidy preparam a nova plataforma de experimentos externos e substituem quatro das seis baterias que fornecem energia ao andaime da ISS.

24/jul - Sexta-feira/10h58
Quarto Passeio Espacial. Astronautas Cassidy e Marshburn

27/jul - Segunda-feira - 09h28
Quinto Passeio Espacial. Astronautas Cassidy e Marshburn

28/jul - Terça-feira - 14h19
Desacoplamento entre a ISS e a Endeavour

29/jul - Quarta-feira - 08h11
Acoplamento entre a ISS e a Progress 33

31/jul - Sexta-feira/10h43
Ignição para reentrada (procedimento deorbital)

31/jul - Sexta-feira/11h45
Pouso no Centro Espacial Kennedy, na Flórida


Foto: Astronauta Dave Wolf trabalha no deck central do ônibus espacial Endeavour durante o primeiro dia de atividades no espaço. Wolf participará de três passeios espaciais durante a missão STS-127. Crédito: NASA.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles