Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Espaço - Estação Espacial
Sexta-feira, 14 mai 2010 - 09h09

Ônibus espacial Atlantis realiza seu último voo. Acompanhe ao vivo

A agência espacial americana (NASA) se prepara para aposentar sua frota de ônibus espaciais. A nave Atlantis fará seu último voo numa missão de 12 dias. O lançamento está confirmado para esta sexta-feira, dia 14, às 18h20 GMT (15h20, no horário de Brasília), direto do Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA).

STS-132 Atlantis
Clique para ampliar

O objetivo da missão é entregar o módulo russo MRM-1 de oito toneladas à Estação Espacial Internacional, além de outros equipamentos e duas caixas grandes com bandeiras, medalhas e artigos do tipo.

Num clima de despedida, a sala de controle do lançamento já está decorada com pôsteres e fotos de lançamentos passados da Atlantis realizados nos últimos 25 anos. Em toda sua trajetória, a nave acumula 31 voos e 282 dias em órbita, e tem em seu currículo o lançamento ao espaço da sonda Magalhães para o planeta Vênus e da sonda Galileu para Júpiter. Também foi a Atlantis que realizou a última manutenção do Telescópio Espacial Hubble.

Estão previstas três caminhadas espaciais com duração de seis horas e meia cada durante os trabalhos da missão. A tripulação, sob o comando de Ken Ham, de 45 anos, contará no total com seis astronautas.

"Será uma missão emocionante. Doze dias, três caminhadas espaciais, toneladas de equipamentos. Levaremos peças que nos tranquilizam sobre a vida útil da ISS", afirmou John Shannon, diretor do programa de ônibus espaciais da Nasa.

Caso corra tudo dentro do previsto, o retorno está marcado para o dia 26 de maio, às 12h44 GMT (9h44, no horário de Brasília), inicialmente na Flórida.

Apesar de esta missão ser oficialmente a última, a Atlantis ainda ficará reservada por mais alguns messes para o caso de alguma emergência. A Nasa ainda tem mais dois voos programados antes de aposentar totalmente sua frota atual. A Discovery fará seu último voo em setembro e a Endeavour encerra sua participação no espaço em novembro deste ano.

Todas as tarefas da missão STS-132 serão transmitidas ao vivo pelo Apolochannel, que retransmite a Nasa-TV. Durante as transmissões estará disponível um chat onde os usuários poderão acompanhar a missão em grupo. Assista o Apolochannel


Foto: Ônibus espacial Atlantis na plataforma de lançamento do Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA). A nave fará seu último voo numa missão histórica de 12 dias. A Atlantis realizou 31 voos espaciais durante 25 anos. Crédito: Nasa







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates