Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Espaço - Estação Espacial
Sexta-feira, 22 jan 2010 - 12h31

Soyuz TMA-16 já está acoplada ao novo módulo Poisk

A equipe Soyuz TMA-16 concluiu com sucesso nesta quinta-feira (21), a operação que desconectou a nave russa do módulo Zvezda e acoplou ao novo módulo Poisk da Estação Espacial Internacional (ISS).

A manobra foi feita manualmente pelo cosmonauta russo Maxim Surayev às 8h24, no horário de Brasília, segundo informou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.

O módulo Zvezda está livre para o engate da nave Progress M-04M, prevista para ser lançada no dia 3 de fevereiro da base de Baikonur, no Cazaquistão. A altura da plataforma orbital será corrigida durante este fim de semana com a ajuda dos propulsores do módulo Zvezda.

A nave russa Soyuz TMA-16 retorna à Terra só em março trazendo o astronauta da Nasa Jeff Williams e o cosmonauta Maxim Surayev.

Em abril, a Soyuz TMA-18 levará à ISS três novos tripulantes, os cosmonautas russos Aleksandr Skvortsov e Mikhail Kornienko e a astronauta americana Tracy Caldwell. A nave deverá realizar o engate no novo módulo Poisk.

Além da Rússia, os Estados Unidos vão continuar utilizando as naves espaciais Soyuz para colocar astronautas em órbita no que vem. Até final de 2010, os ônibus da agência espacial americana já devem estar fora de circulação.


Foto: Soyuz TMA-16 foi acoplada com sucesso ao novo módulo Poisk na Estação Espacial Internacional em operação nesta quinta-feira. Crédito: Roscomos







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates