Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Espaço - Tecnologias
Quinta-feira, 26 mar 2009 - 10h21

Soyuz parte levando turista espacial pela segunda vez à ISS

A nave espacial Soyuz com três tripulantes a bordo foi lançada hoje pela Rússia em Baikonur no Cazaquistão rumo à Estação Espacial Internacional (ISS).

Nove minutos depois do lançamento, que aconteceu às 14h49 hora de Moscou (8h49 hora de Brasília), a nave se separou com sucesso do foguete e segue sozinha por dois dias sua viagem em direção à ISS.

Os três tripulantes estão bem, informou o porta-voz do Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.

Além do cosmonauta Guennadi Padalka e o astronauta Michael Baratt, a Soyuz leva a bordo o turista Charles Simonyi. O milionário americano entrará para a história como o primeiro turista a realizar duas viagens à Estação Espacial Internacional. Simonyi esteve há dois anos na plataforma orbital.

O acoplamento da nave Soyuz à ISS deve acontecer no próximo sábado (28) às 16h14 no horário de Moscou (10h14 no horário de Brasília).

O americano Simonyi em sua segunda experiência no espaço desembolsou a quantia de US$ 35 milhões. O turista retorna à Terra no dia 7 de abril a bordo da Soyuz TMA-13 junto com a tripulação atual da ISS, o russo Yuri Lonchakov e o americano Michael Fincke.

Durante sua estadia, Simonyi realizará uma série de experimentos científicos, entre medir a contaminação radioativa da Estação Espacial e outros de caráter biológico.

Foto: turista Charles Simonyi, milionário americano que entrará para a história como o primeiro turista a realizar duas viagens à Estação Espacial Internacional. Crédito: richard Dawkins/página pessoal de Charles Simonyi.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ningém que não entenda." - Cecília Meireles