Construa um sismógrafo e registre terremotos a longa distância - Parte 8

Uma vez ajustado o período e o amortecimento do pêndulo conforme descrito no capítulo anterior, é hora de conectar o sismógrafo ao programa registrador sismográfico, chamado helicorder. Para isso entre no site http://pods.binghamton.edu/~ajones/AmaSeis.html e baixe o programa AmaSeis.



Instale o programa na pasta c:/amaseis e antes de executá-lo tenha certeza de que o programa do DATAQ não esteja em funcionamento.

Ao executar o AmaSeis pela primeira vez provavelmente ocorrerá um erro e uma mensagem alertará que a porta de comunicação não foi encontrada. Não se preocupe com isso. Vá em Settings > Comm Port e preencha a caixinha com o número da porta informado pelo Hardware Manager do DATAQ. Em seguida, clique em Settings > Device e escolha o dispositivo DATQ145. Reinicie o AmaSeis. Provavelmente a mensagem de erro desaparecerá, significando que o helicorder reconheceu o conversor analógico-digital.


Ajuste do Instrumento
Atenção: Todos os ajustes somente afetam o modo como o sinal é mostrado na tela e não alteram os dados gravados no HD. Os ajustes mostrados são os mais importantes e mais informações poderão ser obtidas no manual do AmaSeis, disponível na aba "Help".


Settings > Helicorder - Seta os parâmetros básicos de funcionamento do programa. Repita os ajustes mostrados na imagem ao lado.

Gain é a amplificação do sinal e deverá ser obtido experimentalmente. Valores muito altos farão o sismograma parecer muito ruidoso enquanto valores muito baixos poderão mascarar eventos mais fracos.

O ganho também pode ser ajustado no potenciômetro de nível do amplificador DC. Um valor entre 20 e 50 é um bom ponto de partida

Marque a caixinha Filter e repita os ajustes ao lado para cada um dos filtros. Isso criará um filtro passa-banda que limitará passagem de sinais sísmicos entre 10 e 20 segundos (0.1 Hz e 0.05 Hz).




Localizando o traço - Ajuste de Zero
Se o traço do helicorder já estiver correndo exatamente sobre a hora UTC atual, pule esta parte. Caso contrário, se não estiver vendo o traço ou ele estiver fora da posição, siga os passos seguintes.



Clique em Settings > Set Zero Level e preencha a caixinha com um valor próximo a 32000. Normalmente, isso basta para fazer o traço ficar muito próximo da linha UTC atual, senão sobre ela.

Caso ainda não veja o traço, clique em Settings > Show Data Values e veja qual o valor sugerido pelo programa. Se necessário, retorque o potenciômetro de ajuste de zero do amplificador DC, deslocando ligeiramente a linha para cima ou para baixo.

Importante
Se mesmo após esses ajustes você não conseguir ver a linha do helicorder, sugerimos repetir todos os passos acima. Além disso, tenha absoluta certeza de que o conjunto amplificador DC + Conversor Analógico Digital está funcionando corretamente. Isso pode ser verificado com o programa do Dataq conforme explicado no capítulo anterior.

Para finalizar, clique em Settings > This Station e preencha as caixinhas com os dados da sua estação. Aproveite para acertar o relógio do seu computador, aferindo sempre sua exatidão. O sismógrafo está pronto para uso!




Agradecimentos
Queremos agradecer ao Rogério Marcon, da Universidade de Campinas, que nos prestou inestimáveis informações sobre a construção do sismógrafo e que não poupou esforços na orientação de nosso primeiro protótipo.

Também agradecemos ao Dr. Alan Jones, cientista ligado à Universidade de binghamton, EUA, e autor do software Amaseis, que nos forneceu valiosas dicas sobre o uso do software e implementou as alterações necessárias ao uso do Dataq 145-DI.



A imagem no topo da página mostra um terremoto de 7.2 graus de magnitude ocorrido no Chile em 3 de janeiro de 2011 e registrado por nosso instrumento, instalado no bairro de Vila Mariana, em São Paulo. Acima, o terremoto de Honshu, no Japão, em 11 de março de 2011.



IMAGENS DE SATÉLITES !    Clique e conheça nosso Vídeo Workshop de sensoriamento remoto e imagens meteorológicas.
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2001 - 2019
Política de Privacidade