Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Meio Ambiente
Terça-feira, 24 mar 2009 - 10h04

Estudo mostra que população dos grandes centros emite menos CO2

As grandes metrópolis, como São Paulo e Rio de Janeiro não são as únicas vilãs na emissão de gases do efeito estufa causadores do aquecimento global. Foi o que comprovou um estudo realizado pelo Instituto Internacional para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento divulgado nesta segunda-feira.

Ao contrário do que se pensava, São Paulo e Rio de Janeiro, únicas cidades sul-americanas analisadas, têm emissões de carbono inferior à média brasileira.

De acordo com o estudo, o desmatamento e a produção pecuária elevam a emissão de carbono em outras cidades áreas do Brasil.

"Embora a concentração de pessoas, empresas, veículos e lixo nas cidades seja normalmente visto como um problema, as altas concentrações populacionais também podem trazer uma variedade de vantagens para a gestão ambiental", diz o relatório, que reúne estudos publicados nos últimos 13 anos.

Para o pesquisador David Dodman, autor do relatório, os verdadeiros culpados pelas mudanças climáticas não são exatamente as cidades, mas o estilo de vida que a população leva.

Em termos de emissões per capita de gases do efeito estufa por moradores das grandes cidades, o valor está abaixo da média do total nacional. Foram analisadas metrópolis na Europa, na Ásia e nas Américas. Exceções foram observadas em Pequim e Xangai.

Uma importante conclusão que Dodman destaca é mudança dos hábitos individuais. Independente da localização geográfica, os hábitos cotidianos da população representam um fator decisivo nas emissões globais de carbono.

Foto: Embora a concentração de pessoas, empresas, veículos e lixo nas cidades seja normalmente visto como um problema, as altas concentrações populacionais também podem trazer uma variedade de vantagens para a gestão ambiental. Crédito: Bióloga Mirian Soares.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates