Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Meio Ambiente
Terça-feira, 19 mai 2009 - 12h24

Estudo vai mapear impactos do clima em dez cidades do Brasil

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INTC-MC), coordenado pelo pesquisador Carlos Nobre vai mapear dez grandes cidades brasileiras em função dos impactos causados pelas mudanças do clima.

O trabalho é preventivo e vai ajudar a direcionar as políticas públicas de adaptação dessas cidades diante do aquecimento global.

O mapeamento vai indicar fragilidades dos centros urbanos ligados à saúde, por exemplo, como o aumento de doenças e a situação dos moradores em zonas costeiras com a elevação do nível do mar. Outros campos de estudo são as cheias e secas extremas, recursos hídricos disponíveis e ecologia urbana.

O investimento inicial do governo para a pesquisa é de R$ 1 milhão e o estudo irá começar por São Paulo e o Rio de Janeiro com os primeiros resultados divulgados em março do ano que vem. Na lista seguem as cidades de Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte e Belém, mas estas ainda dependem de novos recursos financeiros.

Segundo Nobre, o levantamento será mais qualitativo do que quantitativo. "É uma maneira de achar um atalho mais rápido para implementar medidas que são urgentes”.

O pesquisador ainda ressalta que é importante não se desviar do foco de debate sobre as mudanças climáticas no Brasil, decorrentes do desmatamento na Amazônia. “A ênfase na redução de emissões nas cidades não pode ser maior que a ênfase na redução do desmatamento”, completa Nobre.

Carlos Nobre também é pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e secretário-executivo da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima).

Foto: São Paulo será uma das primeiras cidades a ser mapeadas pelo estudo.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O diabo é um otimista se pensa que pode fazer as pessoas piores do que são. " - Karl Kraus