Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Meio Ambiente
Quarta-feira, 12 nov 2008 - 13h01

Focos de incêndio já destruíram metade da Chapada Diamantina

A situação é crítica no Parque Nacional da Chapada Diamantina na Bahia, onde focos de incêndio já destruíram 75 mil hectares de vegetação, o equivalente a quase 50% da área total da região. As queimadas já se espalharam por 31 municípios.

focos de incendio chapada diamantina

"A situação está fora de controle. Se não houver o reflorestamento, os danos ambientais serão irreversíveis", disse Christian Berlink, administrador do parque.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio tem origem criminosa, mas o calor e o tempo seco ajudaram a propagar as chamas.

Os primeiros focos surgiram há quase um mês em cerca de 20 municípios entorno do parque. Nos últimos dias, a ação do fogo está mais intensa e ameaça casas, material de irrigação, cercas e animais, em pelo menos 11 cidades.

No total, 192 pessoas, entre bombeiros, voluntários e moradores trabalham no combate ao fogo. Nesta quarta-feira, 30 bombeiros que integram uma força-tarefa do Distrito Federal especializada em incêndios florestais serão enviados como reforço. Um avião de reconhecimento, além de equipamentos como abafadores e bombas costais também devem chegar hoje ao local.

A Chapada Diamantina é um dos maiores pólos turísticos da Bahia. Gestores do parque pediram aos turistas que evitem a área até que os focos sejam controlados.

Foto: Imagem captada no dia 08 de novembro de 2008 pelo satélite de sensoriamento remoto Aqua mostra os focos de calor, destacados em vermelho, sobre a Chapada Diamantina. Crédito: Nasa/Modis.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O homem é sábio quando procura a sabedoria. Quando pensa que a encontrou é burro." - Talmud