Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

"ÁGUAS DE JANEIRO" FECHAM COM ALTÍSSIMO ÍNDICE PLUVIOMÉTRICO EM SANTOS!!

Notícia enviada em 31/01/2010
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Em novembro do ano passado, os modelos climáticos de previsão para dezembro/2009 e janeiro/2010, apontavam o El Niño com forte episódio para a região sudeste, o que significava temperaturas e chuvas acima da média. De fato, dezembro foi um mês chuvoso e logo na virada desse ano, tivemos chuvas calamitosas em Angra dos Reis, várias cidades do interior paulista, especialmente São Luíz de Paraitinga. A capital paulista também merece destaque, e como...

Mas, geralmente episódios de El Niño, acarretam chuvas mais fortes para a região sul do que para o sudeste. Considerando que vasta extensão da região sudeste, rigorosamente notamos que foi o sul desta região que mais sofreu com a chuva, por que os eventos climáticos simplesmente não conhecem fronteiras rigidamente políticas. Lembro que nossa região, a Baixada Santista e a capital paulista,estão inseridas no sul do sudeste e portanto, recebeu fortes influências da altíssima pluviosidade típica sulina e mais a ação da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) que esteve até agora, mais ostensiva no sul do sudeste, como podemos também reparar no caso da cidade do Rio de Janeiro, litoral norte fluminense e Espírito Santo, que estiveram de certa forma, livres desses dramáticos aguaceiros...

Vamos fechando, pois, as "águas de janeiro" neste domingo, dia 31, com um altíssimo índice de pluviosidade em Santos: 451 milímetros acumulados até este momento, às 16:47 na minha estação da Vila Belmiro (embora, linhas de instabilidades que se formaram a partir do planalto, possam trazer um pouco mais de chuva e aí fecharemos janeiro, com índice ainda maior - vamos aguardar) e a maior temperatura de janeiro e portanto deste ano até agora, foi em 20 deste, com 38,5ºC.

Hoje, a máxima foi de 34,3ºC, COM SENSAÇÃO TÉRMICA DE 39,5ºC e a umidade relativa do ar ficou em 48%.

Há céticos que colocam em dúvida o aquecimento global...

Existe, claro oscilações sazonais como a Oscilação Decadal do Pacífico (que para os céticos é um tipo de "Santo Graal" para contrapor o aquecimento global), que põe ciclos de El Ninõs e El Ninãs mais brandas e mais intensas.

Vivemos obviamente no ano passado, um episódio de La Ninã bem forte, que determinou chuvas acima da média e fora da época em Julho, sendo que a capital e Santos, foram algumas das cidades mais castigadas pelas chuvas. Choveu nesse mês, o equivalente à fevereiro do mesmo ano de 2009....

E desde o final desse mesmo ano de 2009, estamos sob o regime de um rigoroso El Niño.

Até aí, tudo aparentemente bem, por que já houveram episódios de forte El Niño, como o caso de 1997/1998. O problema dessa vez é a intensidade ainda mais intensda deste fenômeno climático, que bem possivelmente esteja atrelada essa intensidade ao aquecimento global.

Há ainda, a Oscilação do Ártico que causou essas nevascas na Europa e curiosamente, provocou temperaturas até 8ºC mais do que a média histórica na Groenlândia.

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Quando se procura muito o jeito de se fazer temer, sempre se encontra primeiro o de se fazer odiar" - Motesquieu