Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

AQUECIMENTO LOCAL URBANO PODE DITAR AS CONDIÇÕES DE TEMPO EM SÃO PAULO?

Notícia enviada em 06/02/2010
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
O aquecimento pode ser global, mas os efeitos podem ser locais... Essa é uma frase que deve ter sido lida já com alguma freqüência.. Vou um pouco mais longe... por que um fato praticamente inconteste aconteceu no início desta semana e portanto desse mês de fevereiro: a borda ocidental do Anticiclone do Atlântico Sul, desta feita localizada num meridiano bem mais a oeste (este sistema ficou mais próximo da costa africana do que a americana, por quase todo o ano passado), mais a ação de uma alta pressão relativa situada na costa fluminense, determinou na região sudeste, dias ensolarados, com pouca formação de nuvens, devido ao efeito “tampão”, proporcionado pelo ar em movimento descendente, inibindo a formação de nuvens carregadas e chuvas convectivas (neste caso, é o ar em movimento ascendente). A exceção foi no dia do corrente, quando uma chuva inesperada caiu sobre Santos, resultado do entrechoque de uma massa de ar que estava no alto da Serra de Cubatão com o ar úmido da circulação marítima úmida, acumulando 13mm, na minha estação da Vila Belmiro. Mas, a capital paulista foi uma exceção: enquanto em boa parte do interior e no litoral, as chuvas de “janeiro” cessaram, lá as chuvas calamitosas persistiram e por vários dias, mesmo com as altas pressões ditando as condições do tempo na região sudeste. A capital fluminense, por sua vez, tem estado livre até agora destes aguaceiros, primeiro pela atuação mais intensa do El Niño e a fraca ou quase inexistente ação da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) e... também, fator que quase não se noticia, de a cidade do Rio ser litorânea e assim como Santos, a brisa marinha é um bom repelente de temporais convectivos. Entretanto, é preciso dizer que a cidade do Rio de Janeiro, (e isso quase não se fala também) não está “imune” de forma alguma dos efeitos do aquecimento local urbano, haja vista a enorme diferença climática entre a orla marítima e os bairros do centro e do subúrbio, tanto é que as maiores máximas temperaturas são registradas na estação do Instituto Nacional de Meteorologia na Praça Mauá, local extremamente urbanizado. Ventos frescos e temperaturas “amenas” em Copacabana em torno dos 31ºC e tórridas temperaturas no centro, valendo a fama do célebre slogan “Rio 40 graus”.

Voltando à capital paulista, essas chuvas que adentram fevereiro, mesmo com as altas pressões ditando a falta de chuva, vem praticamente corroborar o efeito das ilhas de calor (aquecimento local urbano), impondo o microclima local aos efeitos de um sistema de mesoescala. Formidável não?

Enquanto fazia essa preleção, a máxima até o momento em Santos foi de 37,5ºC às 12:06, com umidade relativa mínima de 35%, naquele momento, predominando ventos secos e aquecidos por compressão adiabática (sem perdas de calor) dos quadrantes nordeste e norte. Com a virada dos ventos para os quadrantes sudoeste e sul, a temperatura está mais “branda”, com 35,7ºC e umidade relativa mais alta em 43%.

Nota-se que as temperaturas em torno dos 40ºC em Porto Alegre, são entre outras coisas, resultado do aquecimento pré-frontal, pois há uma frente fria bloqueada no Uruguai. E no caso de S. Paulo, vamos aguardar para ver: será que chover hoje de novo???

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Eu achava que a política era a segunda profissão mais antiga. Hoje vejo que ela se parece muito com a primeira" - Ronald Reagan