Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Alerta de boatos sobre possível furacão na Baixada Santista

Notícia enviada em 03/03/2016
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
ALERTA: tornou-se quase ",viral",, muita gente acreditar e espalhar que o litoral paulista vai sofrer chuvas extremamente violentas, granizo e ventos tipo furacão. Alguns mais ",radicais", espalharam que vai haver a passagem de um tufão. Ora, só essa de falar em tufão, demonstra a inconsistência da notícia. Tufão nada mais é que furacão, a diferença é que furacão é o nome dado na América do Norte e tufão, na Ásia! Fato é que está se formando um ciclone subtropical devido à elevada temperatura superficial das águas do Atlântico Sul. Ciclone subtropical é um estágio intermediário entre o ciclone extratropical formado em águas mais frias, típico do outono, causador de ressacas e o ciclone tropical, que é o furacão, fenômeno que até meados dos anos 90 era tido como inexistente no Oceano Atlântico Sul!

Até que no final de Março de 2004, aconteceu um fenômeno cujos ventos causaram muitos problemas e até vítimas no litoral catarinense, o furacão Catarina, não reconhecido como tal pelos ",entendidos", extremamente céticos do nosso país, até que foi finalmente reconhecido pela comunidade acadêmica norte-americana, como o primeiro ciclone tropical do Atlântico Sul.....

Em Meteorologia, trabalha-se com probabilidades, portanto podemos até dizer que há riscos sim de acontecer um evento dessa envergadura em nosso litoral, porém, as chances no mom ento são muito pequenas. Maiores chances é de que tenhamos até amanhã, fortes rajadas de ventos e chuvas fortes também, porém, com menos chance de ocorrência de volumes de chuva como os que ocorreram em Santos e região, na noite de domingo passado (28/02/16), quando segundo os pluviômetros da Estação da ONG Amigos da Água (facebook.com/amigosdaagua.org.br), choveu em Santos, 152 milímetros por metro quadrado entre as 18 horas de domingo (28/02) e 01:30 de segunda-feira (29/02) em Santos, ou seja, pouco mais da metade da média de chuva do mês de fevereiro esperada para Santos. No Guarujá (Estação Pitangueiras), o volume foi muito maior: 208 milímetros por metro quadrado no mesmo período!

Rodolfo Bonafim - Diretor Científico da ONG Amigos da Água

Rodolfo Bonafim enviou 938 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A avareza e a cobiça do poder não são paixões - são medo." - Carl Ehrensvard