Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Alerta de chuva forte com raios e rajadas de ventos na Baixada Santista

Notícia enviada em 30/01/2015
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Alerta de chuva forte com raios e rajadas de ventos na Baixada Santista

Com o deslocamento zonal para leste e meridional para sul), se afastando de nossa costa, a Alta Subtropical do Atlântico (ASAS), mais uma frente fria desloca-se sem encontrar resistências até o litoral paulista e ao se aproximar da Baixada Santista, encontra-se com a bolha de ar quente que determinou o calor intenso dos últimos dias. Esse encontro pode ser chocante e assim causar pancadas de chuvas fortes raios e rajadas de ventos na Baixada Santista!

Pode ser que esse encontro dessa frente com a bolha de ar quente, cause transtornos maiores do que os do último aguaceiro ocorrido entre 22/01/2015 e 23/01/2015, pois desta feita estamos em fase de Lua Crescente (quadratura), quando não há risco de ocorrer marés altas mais altas (marés de sizigia), porém, infelizmente, ainda há descarte de resíduos e entulhos de forma irregular nas vias públicas de Santos e região, o que pode ",auxiliar", as chuvas volumosas a causarem maiores transtornos à população.

Também há o agravante de que o solo nas encostas de morros e serras da região ainda ressentem os efeitos da chuvarada da semana passada, ou seja, ainda contêm muita umidade, e, portanto, com a chegada de chuvas fortes, há risco de deslizamentos de barreiras. A população que reside nos morros e bairros cota de Cubatão na Serra do Mar tem de estar em estado de alerta!

Nós da ONG Amigos da Água fazemos um alerta para todos aqueles que ainda não recolhem as fezes de seus animais nas calçadas, pois as chuvas carregam esses dejetos para os canais, rios, mangues, braços de mar, estuários e o próprio mar aberto, sendo que este ato inconsciente cria condições de risco para incidência e proliferação de doenças... Alertamos outrossim, para os perigos propiciados pelos raios:

A) Fora de casa:

1- Não ficar em lugares descampados, tais como, praias, campos de futebol, quadras, etc,

2- Procurar abrigo e estabelecimentos comerciais, guaritas de edifícios, ou permanecer dentro de veículos fechados como carros, caminhões e ônibus, mesmo assim longe de partes metálicas,

3 - Não andar em veículos abertos como bicicletas ou motocicletas,

4 - Durante o temporal, se necessitar muito sair à rua, levar guarda-chuva sem ponta de metal,

5 - Não se abrigar jamais debaixo de árvores,

6 - Se não conseguir se locomover até locais seguros, como os mencionados acima, deve ficar agachado, com os pés unidos e sem encostar outra parte do corpo no chão, que não sejam as solas do pés.

B) Em casa:

1 - Ficar afastado de tomadas da rede elétrica, desligar aparelhos eletro-eletrônicos, não tomar banho de chuveiro ou piscina (caso tenha uma em casa, claro), ficar longe de encanamentos e torneiras (não lavar louça durante o temporal) e não ficar debaixo de lâmpadas diretamente sobre sua cabeça,

2- Não usar nenhum tipo de telefone, sobretudo o fixo que está ligado por fio à rede. No caso do celular, o caso ainda é polêmico, pois há estudos feitos nos Estados Unidos que indicam risco mesmo usando o celular não ligado à rede (carregando), então, na dúvida não usar celular durante o temporal conectado ou não à rede.

3 - Não ficar perto de janelas e portas especialmente feitas de metal.

Rodolfo Bonafim

Diretor Científico da ONG Amigos da Água

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Um general estúpido é capaz de ganhar batalhas quando o general inimigo é mais estúpido ainda" - B. Shaw