Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Alerta de entrechoque em Santos

Notícia enviada em 31/08/2013
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
O já tão por mim comentado ENTRECHOQUE (encontro de duas massas de ar com diferentes características (uma quente e seca do continente e outra fria e úmida do mar), finalmente chega com intensidade à Baixada Santista, litoral centro-sul paulista.

Neste inverno de 2013, que começou bem ameno e já mais tardiamente tivemos a incursão (em compensação) de três fortíssimas massas polares (e por sinal, apesar de deslocamento e penetração pelo oeste do continente, carregadas de vapor de água precipitável no seu ramo oceânico, o que acabou afetando bastante a Baixada, com vários dias com temperaturas máximas abaixo dos 20ºC, batendo o recorde de 2011, considerado o ano mais frio dos últimos 20 anos na região, contudo com mínimas não abaixo dos 12ºC na área urbana de Santos, devido mesmo ao grande teor de umidade atmosférica traduzida neste contexto, pela predominância de muitas nuvens baixas), houve o retardo na melhor estruturação da massa de ar tropical quente e seca continental e também o atraso no resfriamento das águas superficiais marinhas na altura da costa paulista.

Portanto, o ENTRECHOQUE, traduzido na sua máxima atividade que consiste em formar condições propícias à formação de densos nevoeiros marinho de advecção (gerados pelo contato de ar mais aquecido sobre águas mais frias na interface dos dois meio), daqueles que podem paralisar até por horas, a travessia de balsas e barcas entre Santos e Guarujá e entre Guarujá e Bertioga, pode finalmente no final deste mês de agosto, pode finalmente ocorrer à plena potência, embora atipicamente quanto à ocasião, pois a situação típica, seria ocorrer logo no início de agosto!

Agora, são exatamente, 06:14 de 31 de agosto de 2013, quando a temperatura registrada pelos sensores da minha estação em Santos, acusam 17,3ºC, umidade relativa de 84% e o registro de forte nevoeiro!

Rodolfo Bonafim

Diretor Científico da ONG Amigos da Água

Especialista em Climatologia, Astronomia e Geologia Ambiental

Rodolfo Bonafim enviou 940 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A melhor política consiste em dizer a verdade, a menos que a pessoa tenha uma habilidade excepcional para mentir" - Jerome K. Jerome