Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Alerta de entrechoque na Baixada Santista

Notícia enviada em 18/08/2014
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Segundo rodadas dos modelos BRAMS e ETA, de 14 de agosto de 2014, estava prevista a lenta transição do ar polar na retaguarda da frente fria para ar tropical, pois os prognósticos indicavam melhoria das condições de tempo somente a partir de terça-feira próxima (amanhã, dia 19 de agosto). Apesar de que a frente fria já havia se afastado do litoral paulista desde sexta-feira passada, uma área de baixa pressão em níveis médios da atmosfera, ainda poderia inclusive trazer pancadas de chuva, como de fato ocorreu no sábado, quando acumulou-se 8 milímetros de chuva por metro quadrado. Na verdade, os dois citados modelos prognosticaram essa pancada para domingo....

O céu abriu na capital e arredores e na Baixada continuou nublada!

Antecipando-se aos modelos de previsão, as condições de tempo já incluem tempo ensolarado na capital paulista, arredores e Vale do Paraíba e, na Baixada, o céu permanece coberto por nuvens estratiformes baixas. Por quê?

Resposta: o fenômeno chama-se ENTRECHOQUE, e é comum nesta época do ano quando as temperaturas superficiais do mar ficam mais baixas e brisa marinha de sudeste fica mais ostensiva... Trata-se do encontro de uma massa de ar úmida e fria do mar com uma massa de ar continental seca e aquecida, fenômeno típico da metade final do inverno na Baixada Santista, que pode causar desde densos nevoeiros e por vezes, garoa, até simples céu encoberto e temperaturas amenas, caso de hoje, segunda-feira, 18 de agosto de 2014. Enquanto isso, no alto na capital e arredores, o tempo já conta com a presença do Sol e, portanto, ligeiramente mais aquecido!

Direto da Estação Amigos da Água

Agora são 14:18 e temperatura é de amenos 22,7ºC, com umidade relativa de 65% e pressão de 1019 milibares. O céu continua encoberto! Na capital, as condições são razoavelmente melhores, com 23ºC agora no Campo de Marte!

ATENÇÃO: saliento que por enquanto, devido à reduzida organização da massa de ar seco continental, (responsável pelo período de estiagem no interior da Região Sudeste no inverno) por enquanto, a diferença em temperatura da Baixada para a capital do estado não é notória.

Por fim, esta situação de céu nublado com temperaturas amenas poderá perdurar até a próxima quarta-feira na região da Baixada Santista....

Rodolfo Bonafim

Diretor Científico da ONG Amigos da Água, entidade que há 14 anos já alertava sobre os muito prováveis riscos de racionamento e desabastecimento de água no Brasil!

Especialista em Climatologia, Astronomia e Geologia Ambiental

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Um político é capaz de qualquer coisa para permanecer - até mesmo tornar-se um patriota - William R. Hearst