Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Alerta de rajadas de noroeste e sudoeste na Baixada Santista

Notícia enviada em 27/07/2016
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Alerta de rajadas de vento na Baixada Santista! Uma brusca queda na pressão atmosférica está formando um novo ciclone extratropical na costa sul do país. Como no interior do continente, a pressão está elevada e uma vez que o vento sopra da alta para a baixa pressão, correntes de ventos aquecidos e secos de norte e noroeste são atraídos para o litoral, e ao transporem o desnível abrupto da Serra do Mar, tornam-se mais quentes e secos, pois sofrem uma compressão, semelhante à compressão exercida por uma bomba para encher um pneu! Portanto, há risco de rajadas de vento quente e seco para a região da Baixada Santista, entre hoje, 26/07/16 e amanhã, 27/07/16. E com a aproximação de novo sistema frontal (uma espécie de Kit meteorológico, composto de frente quente, frente fria e o ciclone extratropical mencionado), ventos vão virar de inicialmente de noroeste para oeste e a seguir, de oste para sudoeste, quando mesmo assim, poderão ocorrer rajadas de ventos frios e úmidos da direção do mar. Saliento que ventos de norte e noroeste por soprarem do continente para a costa, mantém praticamente a mesma média de velocidade, seja nos bairros internos quanto nas orlas das cidades da região, portanto, o risco apresentado por estes ventos, são os mesmos, independentemente do local - ao contrário dos ventos de sudoeste e sul, que sopram do mar para o continente e assim, as orlas são as que mais sofrem com esses ventos pois nesses locais praticamente não há barreira física que os desacelere! Os pontos da região que mais podem ser afetados pelas prováveis rajadas são: toda a orla santista, especialmente a Ponta da Praia e o Boqueirão. Em São Vicente, toda a orla, com destaque para o Itararé. No Guarujá, Astúrias, Pitangueiras, Enseada e Santa Cruz dos Navegantes.....Na Praia Grande, Boqueirão, Tude Bastos, Guilhermina e Campo da Aviação!

Agora são 23:00, temperatura de 28º,6 em Santos, com ar muito seco para o horário: umidade relativa de apenas 36%, pressão em queda de 1013milibares, céu com poucas nuvens, porém, com baixa transparência (estrelas vistas com brilho esmaecido), baixa turbulência com tendência de aumento da turbulência conforme a queda da pressão e ventos de noroeste com velocidade de 13Km/h (dados da Estação da ONG Amigos da Água). A máxima durante o dia em Santos, que foi às 15:32, com 27,5ºC, foi superada agora - portanto, a máxima de hoje até agora é de 28,6ºC em Santos!

No Guarujá (Estação Pitangueiras), temperatura de 26,7ºC, umidade relativa de 41%, pressão de 1018 milibares, vento de norte/noroeste com 15Km/h e céu com poucas nuvens, baixa transparência e baixa turbulência no momento!

Rodolfo Bonafim enviou 937 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Roubar não é só meter a mão na carteira das pessoas. Roubar é gastar errado com mordomias, com obras faraônicas, privilegiando quem já tem." - Ciro Gomes