Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Alerta de tempestade solar????

Notícia enviada em 12/01/2013
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
O tempo e o clima terrestres mesmo com o advento da supercomputação e com a rede de satélites e estações em terra e bóias no mar, ainda guardam muitos segredos principalmente no que concerne ao fator previsibilidade....

Modelos matemáticos baseados na Teoria do Caos, podem resolver problemas complexos da Ciência ou da Economia ou Ecologia (comportamento de populações), contudo, até certo limite.

Na Astronomia, os planetas, por exemplo, giram ao redor do Sol de certa forma, caótica, uma vez que seus campos gravitacionais os puxam e os empurram de modo muito complexo. Assim a partir de modelos matemáticos desenvolvidos pela Teoria do Caos é possível prever a posição da Terra no espaço “apenas” para os próximos cem milhões de anos – um período longo para a humasnidade, sem dúvidas, mas insignificante para um planeta com 4,5 bilhões de anos de existência. Depois disso, a posição é completamente imprevisível. Esse é o problema chamado em Mecânica Celeste de perturbações gravitacionais ou problema de n-corpos, pois quanto mais corpos estiverem sendo estudados, no caso, astros, mais complexa a sua resolução.

Quanto às relações Sol-Terra, tema deste reporte, a grande mancha solar de designação AR 1654 está ficando mais ativa e devido a este fato, já está desencadeando flares solar classe M. Flare solar é uma explosão solar que ocorre quando a energia armazenada em campos magnéticos entrelaçados que se encontram habitualmente no topo das manchas solares é subitamente liberada. O flare emite radiação que abrange um amplo ",range", de comprimentos de onda, desde ondas de rádio (ondas longas) até os raios-X e raios gama. No caso, flare classe M é classificado como de intensidade média, podendo causar aqui no nosso planeta, breves apagões na propagação de ondas de rádio que afetam principalmente as regiões polares, bem como tempestades magnéticas de pequena intensidade. Voltando à mancha AR1654, ela está se tornando maior à medida que gira na direção da Terra. Não há somente probabilidade do aumento de flares, mas também chances de haver uma erupção na direção da Terra. Quem sabe esta mancha pode ser aquela que quebrará a aparente calmaria nas cercanias da nossa Terra??

Os estudos de dados do comportamento do astro-rei ainda são histórica e cientificamente recentes, bem como os estudos das implicações magneto-ambientais na Terra, daí ter citado e comentado brevemente acima sobre os problemas de previsibilidade em vários campos da Ciência e este (Física Solar e Geofísica Espacial), não fica de fora...

Portanto, tudo pode acontecer...

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Quanto mais uma pessoa compreende a seriedade da vida, melhor dela se pode rir" - Schopenhauer