Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Alerta de tempo severo: chuvas fortes e quiçá granizo!!

Notícia enviada em 07/10/2010
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Já teria relatado as condições de tempo severo para todo o estado de S. Paulo, não fosse alguns imprevistos...

Bem, mas aqui está o relato: uma extensa área de baixa pressão (muito instável), formada no norte da Argentina, passando hoje pelo Paraguai, expande-se até o oeste paulista, onde já chove com intensidade moderada a forte, com acompanhamento de descargas elétricas. Esta área de chuvas desloca-se muito raídamente para o sudeste e centro do estado, já atingindo a região de Piracicaba. Este sistema de baixa pressão deve atingir a capital e Grande São Paulo pelo fim da tarde/início de noite.

Poderão estas chuvas em alguns pontos estar acompanhadas de ventos por vezes com rajadas entre 80 e 90Km/h e em pontos muito localizados, queda de granizo, inclusive com ",pedras", de tamanho apreciável.

Para haver queda de granizo, ressalto, é necessário que o ar aquecido de baixa pressão deva ter alta velocidade de ascenção às camadas mais altas da atmosfera, ",explodindo como uma bolha", no choque com o ar frio sobrejacente. Mais ou menos assim, poderia ser o esquema de formação de tornados leves, especialmente em regiões livres de montanhas, como por exemplo, no interior, principalmente na depressão periférica (região de Botucatu).

E esta massa de ar aquecido de baixa pressão em questão tem condições para que isso ocorra, inclusive pelo fato da massa de ar subtropical de alta pressão do Atlântico (Alta Subtropical do Atlântico) estar atuando de forma intensiva sobre grande parte da região sudeste e esse encontro dessas duas massas de ar de diferentes características poderá ser chocante... Inclusive, as recentes imagens de satélite, já mostram o ligeiro afastamento da Alta Subtropical do Atlântico, se deslocando para oeste da costa da região sudeste, ela que fazia bloqueio à penetração dessa massa de ar instável e de baixa pressão.

Agora, onde poderá ocorrer o granizo, isso é puramente probabilístico. O que posso adiantar, é que o interior paulista, especialmente o oeste e o noroeste, são as áreas mais propicias para tal evento. A capital e arredores também o são de certa forma, devido às intensas ilhas de calor urbanas....

E na Baixada Santista, as chances de granizo são menores, porém há na retaguarda deste sistema, um ciclone extratropical meio que fora de época, que poderá trazer ventos intensos para nossa orla, com rajadas de até 70km/h e agitação marítima.

Vamos aguardar...

Estou no modo ",stand by',!

Quaisquer dúvidas, aqui vão meus contatos:

Rodolfo Bonafim

Especialista em Climatologia da ONG AMIGOS DA ÁGUA (www.amigosdaagua.org.br)

Fones: (13) 3028-0396 e (13) 9758-9448

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Como os políticos jamais acreditam no que dizem, costumam ficar surpresos quando os outros acreditam" - Charles de Gaulle