Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Alerta: menor temperatura do ano em Santos!!!!

Notícia enviada em 14/07/2012
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Com a passagem do sistema frontal que trouxe leve instabilidade na quinta-feira na Baixada Santista, com o aumento de nebulosidade e infiltração de ar mais refrigerado, que alternava por vezes com ar mais aquecido trazido por correntes continentais de ventos de noroeste, a partir da madrugada de ontem em Santos e região, a massa de ar frio e seca continental na retaguarda do citado sistema frontal, trouxe ventos de oeste frios e secos, que abaicaram drasticamente a temperatura que era até as 05 e meia da madrugada de sexta, ",confortáveis", 17,5 para apenas 16,3 registrados por volta das 06 e meia, ou seja uma redução de pouco mais de um grau em apenas uma hora. Ressalto que se não fosse pela entrada desses ventos, a temperatura não teria caído abaixo dos 17ºC na minha estação da Vila Belmiro em Santos, inclusive a temperatura de 17,5ºC manteve-se por boa parte da madrugada. Aliás, Santos com seu microclima muito particular, também não raras vezes, aumenta drasticamente sua temperatura apenas com o ingresso de ventos do quadrante noroeste, que ao descerem a Serra do Mar, sogrem compressão e ficam mais quentes e secos do que o planalto, e isso pode ocorrer em plena madrugada, onde a temperatura normalmente cairia e não aumentaria!!

Mas, como já frisei em reportes anteriores, o inverno de 2012 é de certa forma ameno, especialmente se comparado com os invernos frios e chuvosos de 2009, 2010 e 2011 (este último, o mais frio em dez anos e um dos mais frios em vinte anos) em Santos. Motivo: principlalmente pela atuação quase continuada e em sequência do fenômeno La Niña, que só teve uma breve pausa a partir da primavera de 2009 e verão de 2010, onde temperaturas máxima de 38,6ºC em 19 de novembro de 2009 e de – a maior desta primavera e 41,4ºC em 08 de Fevereiro de 2010, ambas na Vila Belmiro de Santos!!!!

Este ano, livres do El Niña, as menores temperaturas, especialmente mínimas, afetam muito mais o sul do Brasil pelo fator latitude e altitude no caso das Serras sulistas e as regiões de planalto, como a capital paulista e arredores, bem como a região de Campinas. Obviamente, quanto mais para o norte do estado, as mínimas vão subindo gradativamente.

Agora em Santos (Vila Belmiro), às 01:50, registro apenas 16ºC, devido à referida massa de ar polar e ao céu límpido com boa transparência, sem nuvens, onde a perda radiativa diurna é acentuada. Seguindo esta tendência (caso a umidade não aumente muito e a influência do mar que pode amenizar o frio, pois é bom frisar isso, pois não estamos no interior, onde o fator continentalidade é preponderante), a mínima pode descer ao nascer do Sol para a casa dos 14ºC, onde teremos assim a menor temperatura do ano em Santos!

Finalmente por ora, saliento mesmo assim, que esta temperatura atual de 16ºC em Santos, é até ",agradável", perante as temperaturas registradas em outras cidades paulista, o que confirma o que tenho reportado.

Vejam só:[

Neste mesmo horário (01:50), Campinas está com apenas 07ºC, São Paulo (Campo de Marte), com 07ºC e até tradicional quente Ribeirão Preto, com tão-somente 10ºC, isto é, seis graus menos do que Santos....

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias















  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Se os outros desistem da aposta todas as vezes que em que você tem uma boa mão, é porque está escondendo o jogo" - Curtis Jonhson