Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Alta da Bolívia está mais atuante na termodinâmica do verão do Sudeste!

Notícia enviada em 21/12/2012
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
No reporte intitulado ",Finalmente, uma trovoada em Santos!", (ver em https://apolo11.com/minhanoticia.php?noticia=Finalmente_uma_trovoada_em_Santos&posic=dat_20121202-223413.inc), faço comentários a respeito da diminuição das famosas trovoadas de verão no litoral paulista, atribuindo este fenômeno a possíveis mudanças climáticas proporcionadas pela derrubada de grandes áreas florestais da Selva Amazônica, pois o ar úmido e quente dessa região brasileira desce à Região Sudeste do Brasil nesta época do ano, por ocasião atuação da massa de ar conhecida por Alta da Bolívia, impulsionando associado à instabilidades locais, a formação de células convectivas que determinam as condições de formação de trovoadas de verão!

No caso, a massa de ar Alta da Bolívia é uma grande área de circulação anticiclônica nas camadas mais altas da atmosfera do centro do continente sul-americano (incluindo áreas da Amazônia). A posição do centro e a configuração deste anticiclone modifica-se ao longo do verão e sua existência associa-se à convecção de verão, ou seja às trovoadas típicas (como já foi comentado) e, portanto contribui para a formação de espessos cúmulos-nimbos (nuvens de temporal associadas às descargas elétricas).

Então, como foi frisado acima, dentre outros elementos, a umidade amazônica exercia papel fundamental para a ocorrência das trovoadas, ou seja, por conta do elevado calor e umidade gerados pela floresta Amazônica.

No entanto, a Alta Boliviana evidencia este ano estar mais atuante, pois já em dezembro, há fortes movimentos convectivos, isto é, de bolhas de ar quente subindo com maior frequência, que ao atingiram camadas de ar mais frias mais altas da atmosfera, podem estourar, propiciando chuvas pesadas, por vezes granizo (embora no litoral, granizo é mais raro do que na capital e interior) e... atividades de descargas elétricas (raios), como foi comentado em um meu outro reporte (ver em https://apolo11.com/minhanoticia.php?noticia=Alerta_perigos_com_raios_nesta_epoca_do_ano&posic=dat_20121213-160846.inc).

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A política é quase tão excitante quanto a guerra, e não menos perigosa. Na guerra só podemos morrer uma vez - na política várias" - Winston Churchill