Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Análise da frente fria que causou muita chuva em Santos....

Notícia enviada em 18/07/2010
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
A frente fria ainda continua estacionária somente no oceano sobre o litoral paulista, o que fez chover ontem, sábado, dia 17 de julho e causa nebulosidade baixa, mas já sem chuva na Baixada Santista, Grande São Paulo e Vale do Paraíba.

Dos pontos notáveis desde sistema que atua desde a última terça-feira, foi sem dúvidas, a intensificação da massa de ar polar na retaguarda do mesmo sistema frontal, penetrando vigorosamente pelo sul e centro-oeste do país e atingindo o estados sul-amazônicos de Rondônia e Acre, constituindo assim o mais forte evento da “friagem” naqueles estados nos últimos dez anos... Outro ponto notável, foi o alcance desconfigurado do sistema, que por outro lado, não causou queda de temperatura acentudamente em algumas regiões do estado paulista, como a região de Ribeirão Preto (norte) e de São José do Rio Preto, e em menor escala, no Vale do Paraíba. Já o este paulista, por estar geograficamente próximo do centro-oeste, também sofreu queda de temperatura intensa, especialmente na região de Presidente Prudente... A Baixada Santista, ficou numa situação térmica intermediária entre o norte e noroeste paulista e o Vale do Paraíba, com máximas atingindo até ontem, o valor máximo de 22,6ºC (estação da Vila Belmiro) e mínimas não baixando além dos 17ºC, isto é, algo típico do tempo chuvoso e úmido, quando a forte cobertura de nuvens, se não permite máximas maiores, também não permite mínimas muito baixas...

ATENÇÃO: destaque-se (exatamente o contrário) para o índice de umidade relativa do ar na Baixada entre terça-feira (dia 13) e ontem (dia 17): ficou entre 85% nos poucos e breves intervalos sem chuva e até 99% nos períodos chuvosos. Alerto para o fato que a zona de conforto climatológico para o ser humano está entre os 40% e os 70 % de umidade relativa. Pois com elevado nível de umidade, a ação de ácaros intensifica-se. No litoral fluminense, a queda de temperatura também não foi notável. Mas, o que realmente impressionou na Baixada Sanista, foi o índice pluviométrico: desde a terça-feira, dia 13 até o momento que escrevo (15:10), registrei aqui na minha estação da Vila Belmiro em Santos, o volume de 200 milímetros de chuva, abaixo somente em 54 milímetros, do total acumulado em julho do ano passado, que foi de 254 milímetros, índice típico de meses de verão... Ressalto, que este índice atual (200 milímetros) foi atingido em apenas 4 dias e ainda faltam 13 dias para o encerramento do mês....

Agora, ás 15:15, a temperatura na Vila Belmiro é de agradáveis 24,5ºC (pois a frente apesar de ainda estacionária está em fase de dissipação) e umidade relativa do ar em 60%.

Rodolfo Bonafim

Diretor científico da ONG Amigos da Água (www.amigosdaagua.org.br/waterfriends.org)

Fones: (13) 3028-0396, (11) 2865-7308 e (11) 3876-5211

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating