Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Anatomia do entrechoque em Santos!

Notícia enviada em 09/08/2011
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Este domingo passado, o dia amanheceu com nebulosidade, mas aos poucos o Sol firmou-se e assim Santos e região tiveram um dia todo ensolarado, com máxima de 26,6ºC na Vila Belmiro em Santos.

Mas, a partir da noite, uma névoa úmida foi tomando conta do céu da cidade, o que prognosticava a volta do entrechoque em Santos, encontro de duas massas de características diferentes: uma fria e úmida advectada do oceano e a outra quente e seca advectada do interior do continente. Um dia de entrechoque é caracterizado por céu todo encoberto por nuvens baixas (estratos) e temperaturas amenas entre os 20ºC e os 23ºC, talvez um Sol supertímido e por pouco tempo (quando há), falando de modo simples.

Mas, não é só isso: aparentemente parece um dia calmo, mas nem sempre. Ontem, segunda-feira, 08 de julho, o dia de entrechoque começou nublado, mas por volta do meio-dia, as nuvens foram ficando mais e mais esparsas e consequentemente, o Sol foi aparecendo forte pouco a pouco. Porém, a massa de ar úmido, voltou a ditar o tempo e por isso, muitas pessoas nas ruas, pensaram que iria cair um aguaceiro, pois ventos do mar com força 6 na escala de Beaufort (entre 36 e 44Km/h, aproximadamente), trouxeram sucessivas bandas de nuvens escuras, tipo nimbos-estratos, que no máximo trazem chuviscos , as quais cobriram os cimos do maciço de morros da cidade!!

Isso ocorre, à moda semelhante às chuvas contínuas de inverno (ver meu reporte anterior ",Anatomia das chuvas de inverno em Santos",, devido aos bruscos câmbios de pressão, com as massas de ar quente e seca e fria úmida, travando uma verdadeira batalha. Esta foi mais uma peculiaridade do microclima santista...

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O segredo do demagogo é se fazer passar por tão estúpido quanto sua platéia, para que esta imagine ser tão esperta quanto ele" - Karl Kraus