Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Ar muito seco no litoral e estado de alerta na capital paulista!

Notícia enviada em 02/08/2013
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Como já se espera geralmente em todos os anos, após passagem de intensa frente e massa polar, o período mais seco do inverno e do ano inicia-se bem na virada de julho para agosto deste 2013... Alguns chamam este período de ",SECÃO",, pois agora tem lugar dias com baixa umidade relativa do ar, podendo facilmente alcançar índices de atenção e críticos, especialmente no interior de São Paulo e Região Centro-Oeste!

A capital paulista, mesmo próxima ao litoral, pode experimentar índices de umidade abaixo dos 20%, como em 2012, quando em Congonhas o índice caiu para apenas 10%!!!!

Aliás, durante os meus 22 anos de experiência em observação e monitoramento climático, percebi como a região do Aeroporto de Congonhas encontra-se com temperaturas até maiores do que as do Campo de Marte bem mais a norte da cidade e inclusive com ar mais seco, o que não deveria ser considerado ",normal",, pois Congonhas está na zona sul paulistana, mais próxima da Serra do Mar, e, portanto deveria continuar a apresentar temperaturas mais amenas e ar mais úmido com relação ao Campo de Marte!

Bem, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice ideal de umidade relativa deve ficar de 60% (porém, acima de 70%, já causa desconforto climatológico). É considerado estado de atenção quando a umidade cai abaixo dos 30% ou entre 20% e 30% e quando a umidade atinge níveis entre 19% e 12%, é decretado o estado de alerta. Abaixo disso, é considerado estado de emergência!

Motivo: a massa de ar polar demorou para se incorporar à massa de ar semipermanente conhecida como Alta Subtropical Atlântica, mas agora a transição do ar polar para tropical está completa....

No caso da Baixada Santista, na minha estação da Vila Belmiro, às 14:00, a temperatura é de 31,5ºC, com umidade relativa de apenas 28%, mas há pouco (13:45), a temperatura chegou a atingir o valor que pode ser a máxima deste 02 de agosto: 32,2ºC, com umidade relativa mínima de apenas 23%, considerado como estado de atenção!

Recomenda-se tomar bastante água e evitar-se atividades físicas sob o Sol ou atividades físicas intensas e prolongadas mesmo sob sombra!

No Guarujá, também às 14:20, temos 28,2ºC e umidade relativa de 46%, uma situação do ponto de vista de conforto climatológico, mais agradável em comparação com Santos (Vila Belmiro) e Base Aérea em Vicente de Carvalho, que acusou às 13:00, máxima de 33ºC e umidade relativa de somente 21%!!!

ATENÇÃO: Em Congonhas, na capital, a umidade relativa atinge às 14:30, índice de umidade relativa na faixa de estado de alerta!!

COMPARA-SE AGORA NESTE MESMO INSTANTE, COM A UMIDADE NO CAMPO DE MARTE QUE É DE RELATIVAMENTE ",AGRADÁVEIS", 28%.

MESMO A QUASE SEMPRE QUENTE RIBEIRÃO QUENTE NO CENTRO-NORTE DO ESTADO, TEMOS 24%!!!

Rodolfo Bonafim

Diretor Científico da ONG Amigos da Água (especialista em Climatologia, Astronomia e Geologia Ambiental)

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Um general estúpido é capaz de ganhar batalhas quando o general inimigo é mais estúpido ainda" - B. Shaw