Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Bolha de sabão inspirou a invenção do aerostato!

Notícia enviada em 30/03/2013
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
No ano de 2009, foi instituído o Ano Gusmão pelo Governo de Portugal, em homenagem ao Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, o ",Padre Voador",, considerado o primeiro cientista da América do Sul. Padre Gusmão, foi o precursor da navegação aérea no mundo a inventar um aparato que culminou com o balonismo. Bartolomeu de Gusmão se incorporou à série das figuras que pertencem à história da Humanidade, no campo das ciências com sua notável invenção, integrando a galeria das nossas glórias nacionais e mesmo internacionais, principalmente pela navegação aérea.

Nasceu na Vila do Porto de Santos, São Paulo, em dezembro de 1685 e estudou no Seminário jesuíta de Belém, na freguesia de Cachoeira, Capitania da Bahia, onde se ordenou. Em 1701 foi para Portugal, tendo regressado ao Brasil pouco tempo depois, para retornar a Portugal em 1708, com o intento de realizar o curso de Cânones da Universidade de Coimbra. Ali desenvolveu e aprofundou os seus estudos de Física e Matemática.Trezentos anos nos separam da experiência bem sucedida de Bartolomeu de Gusmão, (1709).

Foi uma bolha de sabão elevando-se ao se aproximar do ar quente ao redor da chama de uma vela que acendeu o intelecto de Gusmão para a diferença entre as densidades do ar. Um objeto mais leve que o ar poderia então voar! Em 1709, anunciou à corte que apresentaria uma ",Máquina de Voar",. Em 19 de abril daquele ano, recebeu autorização do Rei D. João V para demonstrar seu invento perante a Casa Real.

Então, no dia 3 de agosto de 1709 foi realizada a primeira tentativa na Sala de Audiências do Palácio. No entanto, o pequeno balão de papel aquecido por uma chama incendiou-se antes ainda de alçar vôo. Dois dias mais tarde, uma nova tentativa deu resultado: o balão subiu cerca de 4,5 metros, para verdadeiro espanto dos presentes. Assustados com a possibilidade de um incêndio, os criados do palácio se lançaram contra o engenho antes que este chegasse ao teto.

Três dias mais tarde, exatamente no dia 8 de agosto de 1709, foi feita a terceira experiência, agora no Pátio da Casa da Índia perante D. João V, a rainha D. Maria Anad e Habsburgo, o Núncio Cardeal Conti, o Infante D. Francisco de Portugal, o Marquês de Fonte, fidalgos e damas da Corte e outros personagens. Desta vez, sucesso absoluto. O balão subiu lentamente, mas caiu, quando sua chama se apagou no Terreiro do Paço. Havia sido construído o primeiro engenho mais leve que o ar. O Rei ficou tão impressionado com o engenho que concedeu ao Padre Gusmão o direito sobre toda e qualquer nave voadora desde então. E para todos aqueles que ousassem interferir ou copiar-lhe as idéias, a pena seria a morte! A concepção e realização do aerostato por Bartolomeu de Gusmão, mostrou o passo gigantesco que representou sua invenção, idealização e objetivação do flutuador aerostático, de onde deveria sair uma aeronave, sendo corretamente considerado o Pai da Aerostação, tendo precedido em 74 anos os irmãos Montgolfier, que voaram em um balão de ar quente em 1783.

Por fim, o elo de ligação da ONG Amigos da Água com esse gênio científico e inventivo, que anteviu o futuro, são alguns de suas criações.... O primeiro deles foi justamente a sua descoberta que o ar quente é menos denso, ao observar o comportamento de uma bolha de sabão aquecida sobre uma vela acesa, como já foi mencionado no texto. A bolha de sabão é um fenômeno físico do qual a águaparticipa com 99% na composição da bolha. Outro feito muito relevante foi elevar a água de um poço a uma caixa a 100 metros de altura, para abastecer uma escola,na cidade de Cachoeira, na Bahia,dispensando assim, o transporte da água pelo lombo de mulas - coisas de gênio inventivo!

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias















  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A recordação da alegria não é mais alegria / enquanto a recordação da dor é dor ainda" - Byron