Cadê a chuva volumosa? (Previsões oficiais falharam)
Como mencionei acima com relação aos modelos numéricos de previsão, uma vez que a atmosfera já contém um maior aporte de umidade (o que é normal para a época do ano, inclusive pela passagem de uma frente fria no meio desta semana), tudo indicava que o trânsito de nova frente neste final de semana, carregando mais umidade traria chuvas volumosas para diversas partes do interior, capital e arredores, especialmente na forma de pancadas acompanhadas de descargas elétricas (raios). De fato, áreas do oeste e noroeste paulistas sofreram a ação de instabilidades pré-frontais que causaram temporais acumulando razoáveis níveis de chuvas, com raio e rajadas de ventos de até 87km/h em Valparaíso, 81km/h em Ariranha e 79km/h em Lins.
Mas, em Santos e região, pouquíssima chuva. Por quê?
Brisa marinha organiza bloqueio invisível
Já comentei por diversas vezes, que o mar por meio da brisa, pode ser um repelente natural de trovoadas (ver meu recente reporte ",Brisa marinha repele trovoadas em Santos e região", em https://apolo11.com/minhanoticia.php?noticia=Brisa_marinha_repele_trovoadas_em_Santos_e_regiao&posic=dat_20141102-235114.inc).
E... não deu outra. A brisa marinha especialmente do quadrante sudeste ainda de certa forma ostensiva nesta época do ano, conseguiu espalhar as nuvens carregadas cumuliformes (tipo cúmulos-nimbos - Cbs), afastando situações de temporais que poderiam causar bons acumulados de chuva, inclusive com raios. Rigorosamente, até houve a ocorrência de fraquíssimas trovoadas, entre a tarde de sexta-feira e sábado, mas com pouquíssima precipitação.
Totais pluviométricos de Santos e região
Entre a tarde de sexta-feira (07/11/2014) e este domingo (09/11/2014), acumulou-se em Santos por meio do registro do pluviômetro da estação meteorológica Amigos da Água, apenas 05 milímetros por metro quadrado.
No total deste novembro 2014, temos ainda 25 milímetros por metro quadrado. Ficamos no aguardo da denonimada chuva volumosa!!!
Rodolfo Bonafim
Diretor Científico da ONG Amigos da Água