Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Calor, ar seco e nuvem atípica para a época em Santos

Notícia enviada em 13/07/2015
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Direto da Estação Amigos da Água: (facebook.com/amigosdaagua.org.br)

Boa tarde, bom clima a todos com muita água limpa...neste domingo o Sol reinou durante todo o dia na Baixada Santista, onde Santos, de acordo com a Estação Amigos da Água, teve máxima de exatos 30°C e umidade relativa mínima de apenas 35%. No céu foram avistados somente algumas nuvens altas, os cirros, formadas por cristais de gelo em queda! Já os ventos variaram de norte, noroeste e sudeste em Santos!

Um belo crepúsculo em Santos, onde até nuvens incomuns para a época deram suas ",caras",, no caso uma cúmulo-congestos, nuvem típica de final de primavera-verão, espécie que pode se desenvolver para a fase de cúmulos-nimbos, de trovoada... Aliás, desde o mês de maio, somos mais atingidos por massas de ar frio que trafegam pelo oceano do que pelo continente, determinando frio pouco intenso no litoral paulista, porém, mais rigoroso nas áreas de planalto e serras como a capital paulista e arredores. E agora neste comecinho de Julho até áreas de instabilidades originadas entre o noroeste argentino e o Paraguai tem se expandido até o leste paulista (capital, Baixada Santista, partes do litoral norte e Vale do Paraíba) e partes do sul, sudoeste e oeste paulista, à semelhança do outono, incluindo um ciclone extratropical, também típico de outono, com mais efeito no litoral. Essas áreas de instabilidades têm mesmo efeito poderoso sobre o sul do país, principalmente no Paraná, para desespero dos agricultores locais... Na real, temos um cenário bastante complicado nesse ainda começo de inverno, pois por um lado ainda não pode-se afirmar, como temos comentado, eu e vários colegas como o Cyro Leone Leone, Silva C. Fabiano e Willen Meres, de que o El Niño já esteja bem configurado, pois o nosso Oceano Atlântico desde a costa sul até o litoral sul fluminense ainda conta com águas superficiais de temperatura acima da normalidade para a época e justamente este aporte de calor acoplado à atmosfera é que possivelmente causa menos frio no litoral paulista, bem como a chuvarada no Paraná e não propriamente o El Niño, pelo menos por enquanto....

Agora são 13:18, temperatura de 30,4°C, umidade relativa do ar em 28% somente, pressão de 1011 milibares, ventos com 6Km/h de leste, céu com muitas nuvens altas...

Imagens: Santos, ontem, 12/07/15 ao entardecer com destaque para a nuvem cúmulos-congestos meio que atípica para a época do ano e nuvens altas. Crédito: Rodolfo Bonafim - Diretor Científico da ONG Amigos da Água.

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A maoiria dos homens é mais capaz de grandes ações do que de boas ações" - Montesquieu