Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Calor diminui mas sensação térmica ainda é alta

Notícia enviada em 03/04/2014
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Logo após o início deste outono (20 de março às 13:57), o calorão intenso sumiu na Baixada Santista, com exceção de dois dias quando as máximas atingiram mais de 33,5ºC em santos (dados da minha estação em Santos), desde o início, portanto, da nova estação até hoje, data deste reporte (dia 03 de abril de 2014).

Por outro lado, mesmo com uma média de temperaturas máximas de 28ºC, a sensação térmica ainda é relativamente alta em Santos. Por exemplo, anteontem, quando registrei em Santos, a máxima de 30,2ºC, em 31 de março, a umidade relativa estava muito alta para um horário diurno (às 12:30): 61% de umidade relativa, o que proporcionou a sensação térmica ou índice de calor, de aproximadamente 34ºC, a qual tem causado desconforto em muitas pessoas, que têm se queixado de muita sudorese, desânimo e fadiga... Uma das razões desta situação de desconforto climatológico, (temperatura relativamente elevada com alto índice de umidade relativa), é a convergência de ventos oceânicos dos quadrantes sudeste e leste, portanto, que carregam muita umidade marítima.

Sensação térmica em casa

Mesmo no interior das residências, com aparelhos de ar condicionado desligados, termômetros podem acusar temperaturas semelhantes às temperaturas máximas externas, na faixa entre os 28ºC e os 29ºC, com índices de umidade relativa podendo atingir a casa dos 70%, o que pode propiciar a sensação de 34ºC!

Madrugada de 03 de abril de 2014: condições meteorológicas

Agora, às 04:20, a temperatura (externa) é de 23,8ºC com elevada umidade relativa do ar em 86% (no período noturno e nas madrugadas, é normal, índices altos de umidade relativa), conferindo sensação térmica de agradáveis 26ºC em Santos, com aragem do quadrante norte, sendo que a pressão do ar é de 1013 milibares. O céu que até por volta das 03:30, estava com boa cobertura de nuvens, neste momento, está com pouquíssimas nuvens, dando lugar a um céu estrelado, porém, com registro de névoa (moderada a baixa transparência atmosférica). A turbulência está com níveis baixos.

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Eu achava que a política era a segunda profissão mais antiga. Hoje vejo que ela se parece muito com a primeira" - Ronald Reagan