Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Calor em janeiro de 2015 supera o de janeiro de 2014 em Santos

Notícia enviada em 21/01/2015
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Só afirmar que a principal causa deste calorão e estiagem consecutivas (janeiro/2014 e janeiro/2015), é a posição zonal da Alta Subtropical do Atlântico Sul (mais a oeste, próxima da nossa costa), não é o bastante, haja vista que o padrão de temperaturas do Atlântico Sul, é diferente entre os dois anos!

O calor registrado em janeiro deste ano, em Santos, já está superando a média do mesmo mês em 2014, considerado um dos anos mais quentes da história.

Nos primeiros 21 dias de 2015, a média das temperaturas registradas pela estação meteorológica dos Amigos da Água, em Santos, alcançou 35,7ºC. Comparando, os primeiros 21 dias de janeiro de 2014 (ano passado), a média foi de 34,1ºc!

Os dois primeiros dias deste 2014, foram os mais quentes do mês de janeiro. No dia 1º, os termômetros registraram 38,2ºc. Já no dia seguinte, a temperatura também continuou elevada, marcando 37,8ºC!

Além da média registrada este mês ter superado a registrada em 2014, comforme, já havia comentado, impressiona o fato de as temperaturas mínimas registradas terem ficado tão elevadas durante muitos dias! É claro que altas mínimas em Santos, especialmente no verão, são comuns, mas não por tanto tempo, pois desde 27 de dezembro até hoje (21 de janeiro de 2015), as temperaturas mínimas têm ficado entre 27ºc e 29ºC. Já chegamos a registrar neste mês, 31ºC às 23 horas, quando a temperatura já poderia estar mais baixa....

Nesta quarta-feira, dia 21, os termômetros alcançaram 32,5ºC. A previsão é que a chegada de uma frente fria mude o cenário da região. Isso porque, o acumulado de chuva para este mês está abaixo da média registrada para o período.

Até hoje, choveu apenas 70 milímetros por metro quadrado em Santos, quando a média para o mês de janeiro é de 255,9 milímetros por metro quadrado. No ano passado (2014), também choveu abaixo do esperado. Em 31 dias, choveu 108 milímetros. O mês ainda não acabou e há previsão de chuva para os próximos dias, mas a expectativa é que o primeiro mês do ano seja mais seco, assim como no ano passado.

Rodolfo Bonafim

Diretor Científico da ONG Amigos da Água

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Eu achava que a política era a segunda profissão mais antiga. Hoje vejo que ela se parece muito com a primeira" - Ronald Reagan