Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Calorão perde força em Santos neste sábado

Notícia enviada em 21/11/2009
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
O ar arrefece, trazendo alívio ao calorão dos últimos dias na Costa da Mata Atlântica (Baixada Santista), onde registrei na minha estação da Vila Belmiro em Santos, a mais elevada temperatura desta primavera: 38,6ºC no dia 19/11. Ontem (20/11) só não alcançou-se o mesmo nível ou próximo disso, porque ventos dos quadrantes sul e sudeste, não permitiram a ascenção intensa da temperatura. Uma área de baixa pressão no continente mais uma já enfraquecida frente fria pelo oceano (mas que causou muitos danos materiais e até vítimas fatais no Rio Grande do Sul), causou chuvas muito isoladas e fracas em Santos e região neste sábado (21/11) pela manhã. Uma massa de ar úmido e quente devido à fatores termodinâmicos (calor e umidade), propicia por sua vez, céu encoberto por nuvens baixas, aliada à certa influência de uma área de instabilidades em altos níveis da atmosfera.

Portanto, o que prevalece hoje e domingo é o tempo instável e abafado, por vezes com pancadas leves de chuvas, muito mais por conta da termodinâmica do que pela frente fria que vai se afastando cada vez mais para alto-mar, onde nas imagens de satélite, vemos ela “encurvada” (em forma que lembra um arco), devido ao forte bloqueio atmosférico das altas pressões do Atlântico, bem estruturadas nessa época do ano. Aliás, esse padrão de bloqueio é típico do fenômeno El Niño, que segundo os prognósticos dos modelos climáticos, deverá perder força entre o final do ano e início do ano que vem. Agora são 14:41, temperatura de 28,3ºC (a máxima até o momento, não passou dos 28,9ºC e nem deverá passar), umidade relativa de 75%, pressão um pouco mais alta em 1014mbar, calmaria, sensação de abafamento e chuviscos em Santos, Vila Belmiro.

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Como os políticos jamais acreditam no que dizem, costumam ficar surpresos quando os outros acreditam" - Charles de Gaulle